Saúde

Benefícios da cana de açúcar para a saúde

Escrito por mallory ferland | Traduzido por agmar vitti
Benefícios da cana de açúcar para a saúde

Caldo de cana

Mallory Ferland

Pode soar esquisito a princípio, mas o caldo de cana faz bem à saúde. Embora composto quase que totalmente por açúcar, ele possui o açúcar bom; o não refinado. Ele é principalmente consumido no Brasil, na Índia e no sudeste asiático, embora atualmente cerca de 200 países cultivem a cana. O caldo de cana tem um papel importante na cultura e na gastronomia destas regiões; um dos principais indícios de que deve haver algo a mais do que somente um gosto adocicado nessa bebida para que ela seja mantida na dieta de diversas culturas por tanto tempo.

Outras pessoas estão lendo

O que é caldo de cana?

A cultura da cana de açúcar, para aqueles não familiarizados com ela, tem a aparência de um campo de grama alta. É um tipo de grama, embora uma observação mais precisa revele que o caule da cana se parece mais com o do bambu: grosso e resistente. A diferença, porém, entre a cana e o bambu, como você pode imaginar, é que ela contém açúcar. Não é o açúcar branco e refinado que conhecemos, mas o bruto. O caldo pode ser extraído do caule da planta quando sugamos ou mastigamos sua ponta. Para ser extraído em grande quantidade, a cana deve ser comprimida por uma máquina ou um extrator industrial.

Comparações entre açúcar refinado e açúcar bruto

O caldo de cana é o açúcar na sua forma básica: bruta. O açúcar não refinado é naturalmente saudável para o corpo, pois contém nutrientes e minerais. Ele se apresenta na cor marrom e possui cristais de tamanho muito maior que os de grãos de açúcar branco. O açúcar refinado tem os nutrientes e minerais removidos durante um processamento semelhante ao "branqueamento" da farinha de trigo. O açúcar refinado é carboidrato puro, não contendo qualquer outro valor nutricional e, durante o refinamento, adquire produtos químicos artificiais como ácido fosfórico, dióxido de enxofre e ácido fórmico.

Benefícios para a saúde

Uma vez que o açúcar bruto não contém açúcares simples, o caldo de cana tem um índice glicêmico (o efeito que um carboidrato exerce nos níveis de glicose no sangue) relativamente baixo, o que mantém o metabolismo do organismo saudável e ajuda a manter um peso corporal saudável. Aproximadamente, uma colher de chá de açúcar bruto contém apenas 11 calorias. Os minerais naturais e vitaminas encontrados na cana, como fósforo, cálcio, ferro, magnésio e potássio excedem com vantagem as calorias contidas no caldo. O caldo de cana é uma substância alcalinizante e, portanto, tem efeito benéfico no combate ao câncer. Estudos têm comprovado sua eficácia no combate às células cancerosas causadoras na próstata e seios. Além disso, ele é excepcionalmente benéfico na reidratação do organismo, uma vez que ele resfria o corpo ao mesmo tempo que fornece energia por meio de uma grande quantidade de carboidratos benéficos e proteínas. Os nutrientes encontrados no caldo da cana são benéficos ao funcionamento dos órgãos internos, incluindo rins, coração, cérebro e órgãos sexuais.

Caldo de cana e diabetes

Uma vez que o caldo de cana não contém açúcares simples, ele pode ser apreciado por diabéticos sem preocupação. Nos estudos sobre diabetes e perda de peso, a adoção do caldo de cana em substituição ao açúcar refinado e outros adoçantes mostrou resultados positivos na estabilização dos níveis de glicose, assim como na perda de peso.

Sugestões

Se possível, o caldo de cana deve ser apreciado mascando-se um talo de cana, ou comprando-o feito na hora de um vendedor. Se sua localização geográfica não permite nenhum dos dois, então procure alguns dos produtos à base de caldo de cana disponíveis. Para um sabor alternativo, o caldo de cana pode ser incrementado com limão, gengibre ou água de coco.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media