Mais
×

Benefícios do chá verde para problemas de estômago

Atualizado em 20 julho, 2017

As pessoas bebem chá há milhares de anos e é a bebida mais popular depois da água. Em comparação aos chá preto e oolong, o chá verde tem os maiores níveis de antioxidantes polifenólicos, que neutralizam os radicais livres que causam câncer, doenças cardíacas e aumentar os sinais do envelhecimento. O chá verde apresenta vários benefícios à saúde, e beber duas ou três xícaras por dia pode aliviar ou prevenir muitos problemas de estômago. Para aqueles que acham o sabor muito amargo, há cápsulas de extrato de chá verde disponíveis.

Chá verde alivia muitos problemas estomacais (green tea image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Digestão

Estudos clínicos demonstram que o chá verde estimula o sistema digestivo. A presença de cafeína faz com que ele auxilie a perda de peso porque ajuda o corpo a queimar calorias mais rapidamente, e é mais suave para o estômago do que café. Além disso, existe teorias de que os polifenóis do chá verde aceleram o processo digestivo, aumentam o metabolismo, queimam gordura e ajudam o corpo a processar os alimentos mais facilmente.

Flatulência

Beber chá verde é uma maneira segura e barata de neutralizar os gases no sistema digestivo, causados por intolerâncias alimentares. Ele também alivia a pressão do inchaço, eliminando a dor que normalmente acompanha os gases.

Doenças gastrointestinais

O chá verde ajuda a reduzir a inflamação associada com a doença inflamatória intestinal (DII), gastrite, colite ulcerativa e doença de Crohn. Pessoas que sofrem de DII têm maior risco de terem câncer de cólon, o qual estudos anteriores apontam que o chá verde pode ajudar a prevenir.

Câncer estomacal

Os polifenóis encontrados no chá verde impedem o crescimento de células cancerosas no estômago. Alguns estudos sugerem que quando todos os fatores (idade, sexo, escolaridade, consumo de álcool e tabagismo) são somados, aqueles que bebem chá verde têm 50% menos chance de desenvolver câncer de estômago do que aqueles que não o bebem.

Cuidados

Embora o chá verde traga muitos benefícios a saúde, estes podem, por vezes, vir com riscos. Muita cafeína pode levar ao aumento dos batimentos cardíacos, irritabilidade e insônia, e overdoses podem levar a vômitos, diarreia e espasmos abdominais. Pessoas com doenças renais, problemas cardíacos, úlceras estomacais ou ansiedade não devem beber chá verde, nem mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, o chá verde pode entrar em conflito com muitos remédios, portanto verifique com seu médico se você sofre doenças que precisam de tratamento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article