O que é uma dieta hipoalergênica?

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por gustavo ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma dieta hipoalergênica?
O arroz é um alimento considerado hipoalergênico (Goodness Direct; 2009)

Uma dieta hipoalergênica ou oligo alergênica é designada para eliminar sintomas de alergias alimentares e pode ser chamada de dieta de eliminação. Muitas pessoas sofrem de alergia a alguns alimentos que se não forem eliminados da dieta, terão sintomas persistentes ou piores. Alguns alimentos são considerados mais hipoalergênicos pois a maioria das pessoas não é alérgica a eles. Algumas vezes, alimentos podem ser reintroduzidos à dieta após o período de abstinência.

Outras pessoas estão lendo

Alergias alimentares mais comuns

Algumas das alergias alimentares mais comuns são trigo, levedura, leite, soja, milho, chocolate e ovos. Comumente, é o glúten ou açúcares destes alimentos que desencadeia os sintomas. De acordo com a ADHD Information Library, dos EUA, "leite é um dos mais alergênicos mais comuns em crianças. Estudos em diversos países mostram que a alergia ao leite atinge em torno de 3 a 5% das crianças. Alguns estimam que seja ainda mais". Qualquer pessoa com alergia a um certo alimento precisa eliminá-lo de sua dieta.

Sintomas

Os sintomas de alergia alimentar podem ser diversos. Pessoas com alergias ao trigo podem ter dores de cabeça, excessos e viscosidade de muco, gastrite, tontura e letargia. Crianças com alergia ao leite podem ficar hiperativas e com déficit de atenção. Quem sofre com alergia a amendoim pode ter reações anafiláticas se ingerirem qualquer quantidade do alimento. Estas reações requerem cuidados médicos imediatos.

Eliminando e substituindo alimentos

Uma dieta hipoalergênica simplesmente inclui alimentos aos quais a pessoa não é alérgica. Seguir esta dieta pode ser um desafio, especialmente para os que são alérgicos a diversos alimentos. Evitar certos tipos de comida é a melhor estratégia. Se possui alergia a leite e trigo, por exemplo, a lista de itens que deve eliminar inclui pão, massa, sopas, biscoitos, bolachas, queijo, leite e outros laticínios. Por sorte há diversos substitutos sem glúten e açúcar. Aqueles que gostam de massa ou pão podem comer substitutos feitos de arroz negro. Há também diversos biscoitos e bolachas feitos de amêndoas, pecã e avelã.

Arroz negro é um dos alimentos mais usados em dietas hipoalergênicas. Outros grãos sem glúten são a quinoa, amaranto, painço, trigo Khorasan e arroz basmati.

Dietas rotativas

Dietas rotativas são recomendadas para pessoas com alergia a alimentos fermentados. Neste tipo de alimentação certos alimentos são comidos durante um dia e evitados nos próximos quatro. Isto inclui não apenas alimentos aos quais se é alérgico, mas todos os alimentos. Isto pode minimizar chances únicas de se desenvolver alergias alimentícias, além de permitir que gradualmente sejam reintroduzidos alimentos alergênicos na dieta.

Duração da dieta

Não há um prazo estabelecido para estas dietas, pois cada caso é diferente. Algumas pessoas podem levar muitos meses para superar suas alergias. Outros nunca se livrarão delas. Crianças normalmente superam suas alergias alimentícias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível