Os benefícios das diferenças culturais no ambiente de trabalho

Escrito por david stewart | Traduzido por marcella narvaes
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Os benefícios das diferenças culturais no ambiente de trabalho
A diversidade cultural pode ser um bem valioso no ambiente de trabalho (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

A personalidade de um indivíduo não é feita apenas da educação e treinamento, mas também das experiências de vida que estão intimamente ligadas à identidade cultural. Quanto mais e mais pessoas de diferentes culturas escolhem viver, estudar e trabalhar em outros países, fica cada vez mais comum encontrar grupos heterogêneos no trabalho. A diversidade cultural de tais grupos traz várias vantagens para o time como um todo.

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Soluções criativas

Pessoas de diferentes culturas têm maneiras diferentes de resolver problemas. Quando um grupo diversificado tenta pensar em soluções em reuniões, você tem uma variedade de perspectivas que contribuem para desenvolver soluções melhores. Por exemplo, você pode achar mais fácil convencer um cliente asiático idoso se você acatar a sugestão de um membro do grupo para falar com calma e evitar olhá-lo diretamente nos olhos, também é mais interessante perguntar sobre a família do cliente do que ir diretamente para a apresentação de slides cheios de fatos sólidos.

Melhor divulgação

Um time composto de membros de culturas diferente traz um conhecimento mais profundo sobre produtos prováveis do mercado. Esse é um fator importante considerando o aumento estável de poder de compra de asiáticos, afro-americanos e hispânicos, especialmente nos Estados Unidos. Um time de mercado que conta com membros dessas comunidades é capaz de pensar em marcas promocionais e ideias de propaganda que irão chamar a atenção daquela cultura em particular. Para empresas que têm mercado em outros países, isso é ainda mais importante, porque da ignorância de certos símbolos culturais pode-se arruinar uma campanha promocional, tendo mais danos do que ganhos.

Atendimento ao cliente ainda melhor

Em um grupo culturalmente diversificado, as opiniões dos membros de uma certa comunidade específica são geralmente valiosos para se ter uma perspectiva mais clara. Isso ajuda a resolver alguns enganos que podem surgir devido aos estereótipos culturais e que podem dificultar o atendimento ao cliente. Uma enfermeira pode ficar irritada quando uma família inteira de um paciente estrangeiro aparece no hospital para a visita. Se o colega dessa enfermeira explicar que na comunidade daquele paciente em específico a família é muito unida e eles são emocionalmente dependentes um do outro, isso pode ajudá-la a ver a situação com outros olhos e interagir melhor.

Funcionários felizes

Ter membros de outras culturas traz a um time a oportunidade de comemorar vários festivais e ocasiões importantes. Planejar para esses eventos faz com o grupo fique mais unido e ajuda a ensinar para todo mundo sobre a herança cultural de vários países. Para a pessoa cuja cultura está sendo o motivo de celebração, essa é uma ocasião para se orgulhar de sua identidade cultural. Essas experiências dão aos funcionários a sensação de que são membros valiosos para aquele grupo, também constroem uma compreensão mútua e incentivam a vontade de participar dessas atividades de forma empolgante.

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