Benefícios do extrato de papaia

Escrito por anne murray mozingo | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios do extrato de papaia
Conheça os benefícios do mamão papaia (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

O mamão papaia contém diversas vitaminas e enzimas que acalmam o corpo, tanto na parte de dentro quanto na parte de fora. Tecnologias bioquímicas avançadas têm sido usadas para extrair a enzima papaína a partir do fruto, criando um extrato em pó que pode ser empregado em uma variedade de funções, desde clareadores de cerveja até produtos para cuidado com a pele e removedores de manchas. Essa substância também é utilizada nas indústrias de alimentos, de couro e de têxteis.

Outras pessoas estão lendo

Enzimas do mamão papaia

Enquanto as folhas da planta do mamoeiro têm sido usadas há décadas para fazer produtos amaciantes de carne, o extrato do mamão papaia é comumente utilizado para auxiliar na digestão, estimular as funções imunológicas do organismo e oferecer benefícios anti-envelhecimento. Essa fruta contêm a enzima proteolítica papaína, assim como os abacaxis, kiwis e figos. Essas enzimas colaboram na digestão de proteínas, como carnes, laticínios e oleaginosas. As proteínas demoram mais para serem digeridas do que frutas e vegetais, o que leva muitos usuários de suplementos de saúde naturais a mascar tabletes de mamão papaia antes de consumir proteínas ou refeições muito grandes. Ele é um popular limpador de paladar usado em refeições gourmet com muitos pratos distintos, o que auxilia os comensais a digerir as várias combinações de vegetais, amidos, proteínas e laticínios. Mamões papaia frescos e o seu extrato proporcionam alívio para problemas digestivos como azia, indigestão ou doença inflamatória intestinal, uma vez que a enzima papaína apresenta a propriedade de quebrar as proteínas.

Vitaminas

Os mamões papaia são hoje mais fáceis de encontrar do que nunca nas seções de frutas e verduras dos supermercados. Comer a sua polpa alaranjada pode oferecer mais vitamina C do que uma laranja, bem como fornecer a quantidade diária de vitamina A e de potássio. Comprimidos de extrato de mamão papaia, também nutritivos, são normalmente ingeridos por quem apresenta sintomas de má digestão. Essa substância facilita a eliminação de gás e de inchaço e aumenta a absorção dos nutrientes dos alimentos.

Conhecimentos científicos

Um suplemento antienvelhecimento foi criado há décadas por cientistas japoneses que perceberam que os indivíduos que incluíam quantidades regulares de mamão papaia em suas dietas obtiveram benefícios para a saúde. Os pesquisadores criaram um preparado fermentado de mamão papaia, que é feito a partir do fruto lentamente fermentado com leveduras específicas até tornar-se escorregadio e adquirir a textura de melão, e depois seco para formar um pó. Ele tem sido apontado como um antioxidante excelente, um poderoso estimulador do sistema imunológico e como "um dos segredos do Japão para uma vida longa e saudável", segundo a Dra. Holly Lucille, médica naturopata no estado da Califórnia, nos EUA. Mais de 30 estudos sobre esse suplemento foram realizados no Japão para determinar se a química do mamão pode aumentar a longevidade de uma pessoa. A pesquisa mostrou que o fruto fermentado com levedura pode aumentar lentamente a resistência de certos glóbulos brancos que erradicam vírus e bactérias nocivas do organismo. Descobriu-se também que o uso deste suplemento ajuda a livrar o corpo de radicais livres.

Benefícios

A enzima papaína não só auxilia as funções internas. Passá-la sobre a pele durante a noite também tem sido apontado como forma de tratamento de algumas doenças de pele. As mesmas enzimas proteolíticas que aliviam a má digestão também conseguem dissolver tumores indesejados sobre a pele, como calos e verrugas. Aplique a fruta, ou apenas seu suco, na área afetada quatro vezes por dia. Quando um mamão papaia é cortado ao meio, as pequenas sementes pretas, que parecem caviar, estão envolvidas pela polpa densa e suculenta. Estas sementes possuem sabor semelhante ao das sementes de mostarda, e são geralmente desprezadas com a casca, que adquire uma cor amarelada quando madura. Existe, porém, uma utilização para as sementes de sabor picante. Os índios peruanos da tribo choco são conhecidos por comer punhados dessas sementes para livrar o organismo de vermes e parasitas.

Considerações

O extrato de mamão papaia pode ser encontrado em quase qualquer loja que venda suplementos naturais. Como ele é consumido para auxiliar na má digestão — algo comum em mulheres grávidas —, deve-se notar que alguns fabricantes alertam para evitar consumi-lo durante a gravidez. Quando ainda um pouco verdes, os mamões papaia contêm uma substância semelhante ao látex que, segundo acredita-se, pode provocar contrações uterinas, levando ao parto prematuro ou mesmo a um aborto espontâneo. Os pesquisadores notaram que o látex do papaia verde funciona como as prostaglandinas e a ocitocina, que estimulam o trabalho de parto. Prostaglandinas e ocitocina sintéticas são geralmente utilizadas ​​para iniciar ou intensificar as contrações. Evite consumir o mamão papaia fresco no início da gravidez, a menos que ele esteja completamente maduro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível