Benefícios da natação para crianças

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios da natação para crianças
A prática da natação é indicada para pessoas de todas as idades, especialmente para as crianças (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Considerada por muitos especialistas em Educação Física como um dos esportes mais completos que existem, a prática da natação é indicada para pessoas de todas as idades, especialmente para as crianças. A atividade ajuda a fortalecer músculos em formação, contribuindo para o desenvolvimento motor. Trata-se de um esporte que melhora a postura, um aprendizado importante para que os jovens tenham um desenvolvimento motor saudável. O hábito também desenvolve o aspecto lúdico. Boias com formatos de bichinhos, jogos coletivos dentro d'água e brinquedos que simulam a vida aquática ajudam a desenvolver a cognição infantil.

Outras pessoas estão lendo

Primeiros anos

A natação alia prática esportiva e lazer. É uma atividade indicada para pessoas de todas as idades. Mas quando praticada desde cedo, os benefícios desse esporte são mais duradouros. A estimulação aquática em recém-nascidos contribui para desenvolver os movimentos reflexivos dos bebês. Contudo, toda atividade deve ser acompanhada por um pediatra. A partir dos primeiros oito meses de estimulação, o bebê começa a apresentar bloqueios respiratórios, o que significa que ele já está preparado para os primeiros mergulhos. Até o primeiro ano de vida, a criança já conseguirá se relacionar com brinquedos aquáticos. Depois disso, a atividade ajuda a socialização e o deslocamento da criança sem auxílio.

Aspectos físicos

A natação é considerada um esporte completo por trabalhar diversos grupos musculares que vão da nuca até os pés. Além disso, a atividade proporciona certa simetria de movimentos, contribuindo para desenvolver os músculos de todo o corpo. Os aspectos físicos positivos para as crianças vão desde o aprimoramento da coordenação motora até o aumento da resistência muscular e cardiorrespiratória. Ao exigir concentração, controle respiratório e simetria nos movimentos, a natação faz com que os pequenos desenvolvam o condicionamento físico. Outros benefícios físicos estão relacionados à sensação de relaxamento da mente e percepções visuais e auditivas.

Aspectos fisiológicos

Considerando os aspectos fisiológicos da natação infantil, é possível destacar o aumento da flexibilidade nos músculos dos braços e pernas. A natação é uma grande aliada para crianças que apresentem quadros clínicos de bronquite ou asma, por exemplo. O controle da respiração diminui as crises e estimula a respiração de forma mais eficiente. Isso ocorre porque o organismo do praticante de natação faz com que os pulmões captem maior quantidade de oxigênio. Outros pontos positivos são: fortalecimento cardíaco, diminuição do estresse e combate à obesidade infantil.

Aspectos psicológicos

Uma das grandes contribuições da natação está relacionada ao equilíbrio emocional. Por ser uma atividade física que depende do esforço da própria criança, a natação acaba contribuindo psicologicamente para aumentar a autoconfiança e autodisciplina dos pequenos. Além disso, atividades coletivas de natação ajudam a desenvolver o senso de colaboração, cooperação e trabalho em equipe, aspectos que serão exigidos cedo ou tarde no cotidiano infantil. O conhecimento e domínio do próprio corpo é um dos diferenciais da natação em relação a outros esportes. Em suma, a natação atua diretamente na formação da personalidade dos pequenos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível