O que é um bioma terrestre?

Escrito por leigh kramer | Traduzido por jose airton almeida neto
O que é um bioma terrestre?

Há desertos em vários continentes, com várias características em comum

Thinkstock/Comstock/Getty Images

A palavra bioma refere-se a uma comunidade biológica, um lugar onde plantas, animais ou organismos microscópicos são bastante parecidos. Os biomas do mesmo tipo podem situar-se a milhares de quilômetros de distância um do outro. Os biomas terrestres são aqueles cujas comunidades vivem na superfície terrestre.

Outras pessoas estão lendo

Biomas Terrestres

Os biomas terrestres são ecossistemas similares, que ocorrem sob condições ambientais parecidas, mesmo que estejam distantes geograficamente. Isso torna-os previsíveis, ajudando os cientistas a classificar as plantas e a vida animal. Estudar o bioma terrestre é um meio de se estudar as relações entre as plantas e os animais, e como essas relações podem mudar, dependendo do clima e da disponibilidade de certos nutrientes.

Exemplo: Savanas e Florestas

Os biomas terrestres são, por vezes, categorizados pelo domínio da vegetação que naturalmente ocorre neles. A savana possui bastante grama, com uma vida selvagem adaptada para viver ao redor dela. A savana existe na América do Norte, na Europa e na Ásia, onde é chamada de "estepe". O bioma floresta, o qual possui tipos distintos, assim é chamado devido ao grande número de árvores que ocupam a sua área.

Exemplo: Deserto e Tundra

Às vezes, os biomas terrestres são classificados pela ausência de vegetação. Por exemplo: o bioma tundra não suporta árvores, apenas os arbustos e as plantas anãs em sua maioria. No geral, isso se dá ao fato de que o clima frio e o pergelissolo inibem o crescimento das raízes. Os biomas desertos são áreas com baixa precipitação pluviométrica, com uma vida animal especialmente adaptada a ambientes secos e com pouca vegetação.

Outros biomas

Os biomas não-terrestres incluem os de águas-doce e marinhos. Os de águas-doce, como o próprio nome supõe, ocorrem em lagos, rios, riachos e pantanais. Devido à quantidade de espaço massivo que a água salgada ocupa na terra, existem muitas sub-categorias de biomas marinhos. Os biomas antropogênicos são aqueles nos quais há a ação do homem.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media