Bioquímica do Exercício no Crescimento Muscular

Escrito por ts jordan | Traduzido por césar campos
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Bioquímica do Exercício no Crescimento Muscular
Crescimento muscular: entenda o que é catabolismo e anabolismo (Muscular body builder image by MAXFX from Fotolia.com)

Você provavelmente já sabe que o treinamento com pesos e outras formas de exercício podem resultar no crescimento muscular, mas você não deve saber exatamente como este processo ocorre. Embora alguns indivíduos considerem isto o suficiente para entender que o crescimento muscular ocorrerá, aqueles mais curiosos querem descobrir o porquê e como. Se você é uma destas pessoas, continue lendo para aprender sobre o processo experimentado pelos seus músculos durante e depois de um treino.

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Anabolismo e Catabolismo

Em qualquer ponto, seu corpo está em um estado anabólico ou catabólico. Anabolismo é um estado em que a taxa de síntese de proteína muscular do corpo é maior que a taxa de degradação de proteína muscular. Catabolismo é exatamente o oposto - neste estado, seu corpo degenera o músculo mais rápido do que pode ser reparado. A fim de maximizar o crescimento muscular, você quer que seu corpo esteja em um estado anabólico tanto quanto possível.

Compreenda o seu corpo

Seu corpo é extremamente adaptável e tem um objetivo principal - continuar a sobreviver. Para efetivar esta meta, seu corpo irá fazer tudo o que ele considerar necessário dependendo do estímulo proporcionado. Quando se fala de crescimento muscular, entenda que seu corpo não quer adicionar mais músculo na sua estrutura corporal, nem se importa se este é seu objetivo. Tecido muscular adicional é metabolicamente exigente. Massa magra "custa" mais calorias para manter do que massa gorda. Isso significa que o corpo vê o músculo como uma responsabilidade ou indulgência, algo que não será criado a menos que seja estritamente necessário, e algo que vai ser jogado fora, assim que terminar a sua utilização.

Exercício como um Gatilho

O referido processo explica o motivo pelo qual o exercício pode ser usado para levar o corpo a construir músculo. Quando você está tentando levantar um peso, seu corpo não sabe que existem observadores esperando para protegê-lo ou que está em um ambiente seguro onde qualquer lesão poderia ser atendida rapidamente - ele só sabe que muito peso é uma ameaça para esmagá-lo. Ao levantar pesos para o seu atual limite de força, você está dizendo ao corpo que tem reservas insuficientes de músculo para sobreviver às exigências impostas, assim, ele só sabe que se ele quiser viver, ele deve se adaptar às exigências. Isso resulta no processo de crescimento muscular.

Processo Bioquímico de Crescimento Muscular

Durante o exercício, você está causando microtrauma nos músculos trabalhados. Microtrauma é essencialmente pequenas feridas que o corpo terá que reparar para restaurá-lo ao seu estado original. Assim, exercitar é geralmente um processo catabólico, pois você está quebrando o tecido muscular mais rápido do que pode ser reparado, mas para uma finalidade específica. Onde o microtrauma é integrado com intensidade de exercício suficiente (seu corpo sentiu que era quase incapaz de sobreviver ao treino), seu corpo vai fazer mais que reconstituí-lo ao seu estado pré-treino, ele irá tentar adicionar ainda mais músculo do que você tinha anteriormente. Isso aumenta a sua probabilidade de sobrevivência e explica por que você deve ir à academia constantemente para continuar vendo os resultados.

Alimentação e Crescimento Muscular

O bloco de construção que seu corpo utiliza para construir e reparar músculos é a proteína. Por este motivo, fisiculturistas e outros atletas geralmente têm necessidades mais elevadas de proteína do que indivíduos sedentários - porque eles estão quebrando e reconstruindo muito mais músculos no dia-a-dia. Comer após um treino limita o processo de catabolismo e reinicia o processo de anabolismo. Dando ao seu corpo os componentes do tecido novo, você está essencialmente dando sinal verde para que ele começe a trabalhar em reparar o que foi danificado através do treino.

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