on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que o meu bolo está seco e farelento?

Assar o bolo perfeito exige seguir a sua receita à risca e usar a proporção correta de ingredientes líquidos e secos. Poucas coisas são piores do que passar horas trabalhando para fazer um bolo, para no final ter uma sobremesa que acabou ficando seca e farelenta. Essa textura estranha do bolo é normalmente causada pelo uso de uma proporção errada de ingredientes, mas a maneira como você os mistura também pode provocar o problema.

Os melhores bolos são tão gostosos quanto parecem (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ingredientes secos

Receitas de bolo normalmente envolvem misturar os ingredientes secos em uma tigela e incorporar os molhados aos secos. Quando você adiciona uma grande quantidade de farinha à receita do bolo, o produto final é quebradiço e seco. Para adicionar os ingredientes secos, colha a mistura usando um copo de medição. Passe uma espátula de plástico ou de metal pela parte superior do copo, retirando o excesso de farinha. Adicione apenas a quantidade de farinha que a receita pede e nada mais. Colocar muito açúcar no bolo também criará uma textura farelenta.

Loading...

Ingredientes líquidos

A manteiga, a margarina, o óleo ou a gordura atuam como um ligante para o seu bolo, mas também dão ao bolo uma textura úmida e delicada. Quando você não adiciona líquido suficiente à receita, o bolo fica farelento ou seco. Use um copo de medição de líquidos para preparar o bolo e evite o uso de copos de medição para ingredientes secos, pois será mais difícil de medir corretamente. Verifique mais de uma vez a quantidade de líquidos pedida pela receita e leia o copo de medição com atenção, garantindo que você está adicionando uma quantidade suficiente do líquido.

Mistura inadequada

Ao misturar a massa de bolo, você deve incorporar todos os ingredientes. Um bolo que não é misturado apropriadamente terá uma textura farelenta. Raspe a tigela com uma espátula, empurrando todos os ingredientes que estiverem presos às laterais de volta para a massa de bolo. Passe a espátula na parte inferior da tigela, trazendo para cima a farinha ou qualquer outro ingrediente que estiver preso por baixo da massa. Bata-a somente até que todos os ingredientes estejam misturados, pois misturar em excesso também deixa o bolo seco.

Assando o bolo

Use o tamanho certo de assadeira para a receita do seu bolo. A massa deve cobrir metade dos lados da assadeira ou um pouco mais. Se a massa se ​​espalhar pelo fundo do recipiente, sem preenchê-lo bem, então o bolo vai assar no forno rápido demais e secar. Assá-lo por tempo demais ou em temperaturas muito mais altas do que a recomendada também faz com que o bolo fique farelento ou seco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...