O cálcio causa artrite e gota?

Escrito por james rada, jr. | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O cálcio causa artrite e gota?
O cálcio é um composto muito importante na dieta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Na maioria das vezes, o cálcio é um ótimo composto para se ter na dieta. Ele fortalece os ossos e pode ajudar a aliviar a dor da artrite, mas também pode causar dor aguda sem que a pessoa perceba. Isso acontece porque o fosfato de cálcio pode se cristalizar e mimetizar os sintomas da gota. Essa doença é chamada de deposição de pirofosfato de cálcio desidratado ou, como se fala popularmente, pseudogota.

Outras pessoas estão lendo

O que é a pseudogota?

A pseudogota pode parecer com a gota, pois ambas possuem sintomas muito similares. Tanto a gota como a pseudogota são formas de artrite. Os sintomas da pseudogota são os mesmos que os da osteoartrite, gota e artrite reumatoide. A gota é causada por cristais de ácido úrico que se acumulam nas juntas, causando dor, inchaço e vermelhidão. A pseudogota é causada pela formação de cristais de fosfato de cálcio que se acumulam nas juntas. A dor é a mesma.

O que causa a pseudogota?

Nem todos os motivos que causam a pseudogota são conhecidos. Contudo, as causas que já se conhece são a hemocromatose (armazenamento excessivo de ferro), hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), hipotiroidismo (uma tiroide pouco ativa), baixos níveis de magnésio no sangue e superatividade da glândula paratiroide. A quantidade de cálcio na dieta não afeta o desenvolvimento da pseudogota. A suscetibilidade a essa doença tende a ser herdada. Além disso, o risco de se ter pseudogota aumenta em 3% em idades acima de 60 anos e em 50% em pessoas com 90 anos.

Como a pseudogota é diagnosticada?

A pseudogota é difícil de diagnosticar porque é muito similar à gota comum. É possível até mesmo ter uma crise de gota e pseudogota ao mesmo tempo. Uma grande diferença entre as duas é que a gota afeta principalmente o dedão do pé. A pseudogota tende a afetar o joelho e é raramente encontrada nos dedos do pé. Os médicos fazem o diagnóstico retirando o fluido da junta afetada e estudando os cristais, para ver se eles são constituídos de ácido úrico ou cálcio.

Quais são os tratamentos para a pseudogota?

A pseudogota pode ser tratada com vários medicamentos que são usados para a gota. A colchicina é o fármaco geralmente prescrito, ou também pode-se usar injeções de cortisona para alívio imediato. Gelo e ibuprofeno também funcionam como bons anti-inflamatórios para reduzir a dor. Embora haja tratamentos que possam prevenir a gota, nenhuma terapia é conhecida que possa evitar uma crise de pseudogota. Além disso, a pseudogota não tratada pode causar danos na cartilagem.

Uso de cálcio para aliviar a artrite

Alguns pacientes sentem alívio da dor da artrite depois de ingerirem cálcio. Na verdade, não ter cálcio suficiente na dieta pode levar a problemas nas juntas como a artrite e gota, já que a deficiência desse nutriente pode tornar os ossos e as articulações mais vulneráveis. Deve-se ingerir esse mineral na forma de lactato ou citrato de cálcio. Tome 800 mg de cálcio absorvível três vezes ao dia, antes das refeições. O cálcio é melhor absorvido na forma de pó, que pode ser misturado à água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível