Como saber se seu cão tem carrapatos

Escrito por ehow contributor | Traduzido por guuh krebs
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se seu cão tem carrapatos
Siga os passos para saber como verificar corretamente se o seu cão tem carrapatos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

É importante proteger o seu cão de carrapatos e doenças potencialmente perigosas que essas pragas podem espalhar. Muitos veterinários recomendam tópicos preventivos para carrapatos, mas ainda é o proprietário do cão que precisa saber se ele tem carrapatos. Siga os passos para saber como verificar corretamente se o seu cão tem carrapatos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Verifique regularmente se o seu cão tem carrapatos que podem se esconder em sua pele. Use os dedos para analisar através da pele ou o pelo do cachorro. Passe-os sobre a pele enquanto você sente e esfrega lentamente, de modo que não perca nenhuma pequena saliência que possa ser um carrapato tentando se esconder. Reparta o pelo do cão para ver a pele, especialmente se for uma raça com pelos longos, como um collie, pastor alemão ou husky. Em cães com o pelo mais curto, como chihuahuas, será muito mais fácil verificar se há carrapatos. Os carrapatos são geralmente marrom ou preto, o que pode torná-los difíceis de detectar contra a cor da pele de muitos cães.

  2. 2

    Tome cuidado extra ao examinar cada área do corpo do cão depois de caminhadas na floresta ou outras áreas onde os carrapatos se desenvolvem. Comece com as áreas visíveis, e olhe para as patas para verificar se há carrapatos. Sinta a pele ao redor da perna também. Não se esqueça de separar os dedos do cão para verificar a área entre cada um deles, pois esta é uma área privilegiada para carrapatos para se esconderem.

  3. 3

    Sinta em volta da cabeça do cão, começando com a boca ou na área do focinho. Cães farejam tudo, e o nariz no chão pode pegar muitos carrapatos, enquanto estiver em uma caminhada. Verifique abaixo do pescoço e sob o queixo, procurando e sentindo dentro e fora de todas as dobras nesta área. Continue indo para baixo com sua inspeção para a região do peito e verifique cuidadosamente por carrapatos escondidos atrás e por baixo das pernas.

  4. 4

    Dobre as orelhas do cão para ver dentro da saída do canal auditivo. Use os dedos para sentir suavemente em torno desta área, se ele tiver muita pele ou se a cor possa disfarçar um carrapato se escondendo. Separe a pele na parte externa da orelha e verifique por baixo dela.

  5. 5

    Passe os dedos abaixo da coluna do cão, ao longo dos lados e até a área da barriga. Vire-o de barriga para cima para que você possa realmente examiná-lo.

  6. 6

    Dê banho em seu cachorro regularmente. Isso também ajuda a verificar a existência carrapatos. Quando ele estiver molhado, é muito mais fácil de ver sua pele e os carrapatos que tentam esconder. Este é um bom momento para verificar entre os dedos e olhar os ouvidos.

  7. 7

    Procure por um comportamento anormal que possa ser um sinal de que um carrapato está incomodando seu cachorro. Preste atenção aos cães que balançam as orelhas, coçam-se estranhamente, mordem-se ou apenas parecem inquietos. Cães podem mastigar suas próprias patas até sangrar, se tiverem um carrapato entre os dedos.

Dicas & Advertências

  • Faça da verificação de carrapatos uma rotina regular com o seu cão, então ele aprenderá a tolerar o exame e pode até mesmo gostar da atenção recebida.
  • Tome medidas recomendadas pelo veterinário para remover qualquer carrapato que você encontrar.
  • Os carrapatos que estiverem penetrados profundamente na pele do seu cão podem precisar de cuidados médicos para garantir que uma infecção não se espalhe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível