Estilo de arte Barroco italiano e holandês

Uma estátua de Bernini localizada na Fontana del Moro, na Piazza Navona em Roma

moor fountain image by Pierrette Guertin from Fotolia.com

O período barroco da história da arte durou de 1600 até a metade dos anos de 1700. Durante este período, os artistas reagiram contra as restrições da arte típica do fim do período do Renascimento e começaram a criar um trabalho dramático cheio de emoção. Entretanto, ao comparar a arte Barroca na Holanda com a mesma arte na Itália, você pode ver que os artistas de cada país expressaram essa tendência com grandes diferenças entre si.

Características da arte barroca

Independente de onde fora produzida, a arte barroca é caracterizada pela emoção destacada e a tensão dramática. Na pintura isso significava um contraste alto entre o claro e o escuro, chamado de claroscuro. Além disso, os pintores barrocos pintavam com pinceladas em rotação, para dar sensação de energia. Nas esculturas, isto significava projetar figuras que pareciam estar em movimento, com vestimentas em movimento e cabelos ao vento. Artistas barrocos tentavam capturar os seus temas no meio de uma ação.

Diferenças entre o barroco italiano e o holandês

O barroco italiano foi primeiramente patrocinado pela Igreja Católica. Naturalmente, a influência da igreja nesta arte na Itália significava que os temas eram quase sempre voltados para a religião. Por outro lado, em 1600, a maioria dos holandeses eram Protestantes. Ao invés da igreja, os artistas tinham o apoio dos nobres, mercadores ricos e outros patrocinadores de comissões. O Barroco holandês é primordialmente secular, consistindo normalmente em retratos de pessoas em suas atividades cotidianas.

Artistas do barroco italiano

Um dos maiores pintores do Barroco italiano foi Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio. O trabalho de Caravaggio foi conhecido pelo uso extremo do claroscuro e temáticas violentas, como em sua pintura de Judite degolando Holofernes. Gian Lorenzo Bernini foi o escultor mais importante do período barroco, famoso por suas esculturas intensas e dinâmicas que colocavam os espectadores no meio da ação. Por exemplo, ao chegar perto da estátua de Davi, parece que Davi está agindo para jogar uma pedra em você.

Artistas do barroco holandês

O artista mais famoso do Barroco holandês foi o pintor Rembrandt van Rijn. Nos retratos feitos por Rembrandt, o sujeito está sempre iluminado frente a um fundo escuro. Ao invés de pintar as pessoas sentadas tranquilamente, Rembrandt normalmente fazia imagens em ação. Até mesmo quando seus sujeitos estão sentados, eles parecem estar prestes a se moverem ou falarem. Frans Hals foi outro pintor holandês, que usava mais luz em suas pinturas do que Rembrandt, além de usar pinceladas livres e sugestivas para dar vida aos seus retratos.

eHow Brasil
×