Características dos oito planetas

Escrito por jason powers | Traduzido por lean pereira
Características dos oito planetas

Imagem contendo os oito planetas do sistema solar e a lua terrestre no plano principal.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Nosso sistema solar tem oito planetas reconhecidos, cada um com suas características únicas. Há dois tipos principais de planetas — os terrestres e gigantes gasosos. Os quatro mais próximos ao sol — Mercúrio, Vênus, Terra e Marte — são planetas terrestres. Eles são menores com superfícies rochosas e atmosferas relativamente finas. Os gigantes gasosos — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — são maiores, mas a grande parte do tamanho é constituída por atmosferas incrivelmente grandes, com núcleos pequenos e gélidos.

Outras pessoas estão lendo

Mercúrio

Mercúrio é o planeta que se encontra mais próximo ao sol. Sua superfície cheia de crateras pode alcançar os 427 °C devido à sua proximidade solar e sua rotação lenta. Sendo levemente maior do que a lua terrestre, ele é o menor planeta do sistema solar. Mercúrio não possui luas ou anéis, e possui uma atmosfera bastante fina.

Vênus

O segundo planeta a partir do sol, Vênus, é ligeiramente menor do que a Terra e, devido à sua proximidade a ela, ele é o maior planeta visto em nosso céu noturno. Sua superfície irregular é quente, com temperaturas superficiais que ultrapassam os 480 °C. Vênus possui uma densa atmosfera composta por ácido sulfúrico e dióxido de carbono. A densidade atmosférica do planeta torna a pressão do ar 90 vezes a pressão encontrada na Terra. Por esta razão, o planeta é decididamente hostil à vida.

Terra

Terra, o terceiro a partir do sol e o maior dentre os planetas terrestres, é o único planeta conhecido a ter seres vivos e também o único com água no estado líquido em sua superfície. Sua atmosfera, composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, é crucial à habilidade terrestre de suportar a vida. A superfície da Terra está repleta principalmente de água, mas tem grandes massas de terra e uma incrível variedade de ecossistemas.

Marte

Marte, também chamado de "planeta vermelho", é o quarto planeta do sistema solar. Sua superfície se caracteriza por tempestades de poeira, grandes vulcões e vales profundos. A coloração vermelha da superfície vem do óxido férrico ou ferrugem no solo. Algumas das características da superfície de Marte, como a presença de canais fluviais secos, insinuam uma possível existência prévia de água no planeta. A atmosfera é bastante fina, com apenas um centésimo da pressão encontrada na Terra, e o planeta é relativamente frio, com temperaturas que variam desde -112 °C até 0 °C.

Júpiter

Distante do sol, depois de um cinturão de asteroides, encontra-se o maior planeta de nosso sistema solar — Júpiter —, o primeiro dos gigantes gasosos. Suas características padrões de nuvens coloridas são causadas por imensas e turbulentas tempestades que ocorrem em sua atmosfera. A maior e mais distinta delas, a Grande Mancha Vermelha, é grande o suficiente para engolir todo o planeta Terra. O interior deste imenso planeta é composto principalmente por hidrogênio e hélio. Júpiter conta com um sistema de 63 luas e um discreto sistema de anéis.

Saturno

Saturno, o sexto planeta a partir do sol e segundo dentre os gigantes gasosos, é único no fato de que um extenso e complexo grupo de anéis orbitam ao seu redor em uma área tão estreita. Saturno é grande — aproximadamente 9,5 vezes o raio da Terra. Ao redor de Saturno, há 62 luas que o orbitam, e seu interior, similar a Júpiter, está composto principalmente por hidrogênio e hélio em forma líquida, graças à intensa pressão existente.

Urano

Enquanto a maioria dos planetas gira ao redor de seu eixo com uma leve inclinação, o gigante gasoso Urano gira em um plano alinhado à órbita do sol, o que cria mudanças climáticas exclusivas a ele. Este frio planeta tem quatro vezes o diâmetro da Terra e possui uma grande atmosfera de metano com um denso núcleo de metano congelado. Urano tem um discreto sistema de anéis e 27 luas em sua órbita.

Netuno

O planeta azul Netuno é o mais distante do sol e, assim como Urano, é um lugar bastante frio. Devido à sua distância do sol, um ano em Netuno equivale a 165 anos terrestres. A imensa quantidade de metano na atmosfera dá ao planeta sua coloração azulada, e seu frio interior é principalmente composto por metano congelado. Netuno é um planeta relativamente grande. Assim como Urano, ele também possui um diâmetro que equivale a aproximadamente quatro vezes o da Terra. Treze luas e um discreto sistema de anéis orbitam o planeta.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media