A importância dos gases nobres

Escrito por jane gingrich | Traduzido por mariana yonamine
A importância dos gases nobres
As lâmpadas são preenchidas com vários gases nobres (hand holding a cfl and incadescent lightbulb image by Silverpics from Fotolia.com)

Os gases nobres pertencem ao grupo 18 da tabela periódica, que é constituído por seis elementos: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn). O nome "gases nobres" vem do fato de que esses gases são altamente não reagentes com qualquer um dos outros elementos da tabela periódica.

Descoberta

A descoberta dos gases nobres aconteceu ao longo do tempo. Em 1895, Lord Rayleigh e William Ramsey descobriram um gás não reativo e monoatômico, o argônio. Dentro de três anos, Ramsey e seu colega cientista Morris Travers também descobriram o hélio, neônio, criptônio e xenônio. Ramsey e Travers verificaram que todos eram gases não reativos e monoatômicos.

Propriedades químicas

Todos os seis gases nobres são incolores, inodoros e insípidos. A propriedade química mais notável é que eles não reagem com nenhum dos outros elementos. Isso se deve a estrutura dos seus eléctrons: quando um átomo tem uma camada mais externa cheia de elétrons, com todos os oito espaços cheios, ele é muito estável e não é provável que ganhe ou perca elétrons facilmente. A perda ou ganho de elétrons é necessária para participar de reações químicas e formar novos compostos.

Usos

Os gases nobres são utilizados principalmente para fins industriais. O neônio é muito utilizado em sinais luminosos. O argônio é utilizado em lâmpadas incandescentes porque não reage com o metal quente. O hélio é usado em veículos aéreos, tais como balões e dirigíveis. Além disso, uma mistura de oxigênio e hélio é utilizada em tanques de mergulho para evitar a formação de bolhas de gás no sangue dos mergulhadores que voltam à superfície de águas profundas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível