Características das vitaminas lipossolúveis

Escrito por jillian o'keeffe Google | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características das vitaminas lipossolúveis
Obtenha as vitaminas lipossolúveis a partir de uma dieta saudável (Gunay Mutlu/Photodisc/Getty Images)

As vitaminas lipossolúveis são um grupo de nutrientes essenciais que consiste nas vitaminas A, D, E e K, das quais seu corpo precisa de pequenas doses para manter uma boa saúde. Esse grupo usa a gordura do corpo para seu armazenamento, diferente das vitaminas solúveis em água, como os grupos de vitaminas B e C. As vitaminas lipossolúveis diferem-se das hidrossolúveis em seus processos de armazenamento e de excreção. As primeiras podem ser encontradas em suplementos, mas estão facilmente disponíveis em muitos alimentos como parte de uma dieta saudável.

Outras pessoas estão lendo

Armazenamento

As gorduras lipossolúveis usam o tecido adiposo, ou gorduroso, e o tecido hepático para armazenarem-se no corpo. As vitaminas hidrossolúveis precisam ser ingeridas regularmente para que se mantenham completas, mas seu corpo pode armazenar as lipossolúveis para o uso futuro.

Longevidade

As vitaminas lipossolúveis duram mais tempo no corpo do que as hidrossolúveis. O sistema de armazenamento a longo prazo é benéfico: como seu corpo não precisa dessas vitaminas todos os dias, ele pode guardá-las até que elas sejam necessárias para funções como a coagulação sanguínea, como no caso da vitamina K. A vitamina D é usada na produção de cálcio para os ossos e para a absorção do cálcio no intestino delgado. Com exposições de 15 minutos ao sol, três vezes por semana, o corpo pode acumular um estoque suficiente de vitamina D para esses processos essenciais, para quando elas forem necessárias.

Absorção e excreção

As vitaminas lipossolúveis são absorvidas por meio do intestino delgado com gordura dietética, a qual as vitaminas usam como meio de armazenamento. As pessoas com problemas de absorção de gordura, como na doença de Crohn, podem ter problemas para absorver a quantidade suficiente dessas vitaminas para uma saúde adequada. Essas substâncias também são excretadas mais lentamente do que as vitaminas hidrossolúveis.

Toxicidade

Por conta de seu maior armazenamento a longo prazo no corpo do que o das vitaminas hidrossolúveis, as lipossolúveis são mais propensas a causarem toxicidade; o corpo não consegue excretá-las rápido o suficiente. Em geral, hábitos alimentares regulares não causam esse problema, mas tomar muitos suplementos pode criar um desequilíbrio das vitaminas e causar doenças. Por exemplo, a overdose de vitamina A pode causar dor de cabeça e náusea e, a longo prazo, ela pode levar à visão turva, crescimento lento e tontura.

Cozinhando

De acordo com a Universidade do Estado de Colorado, o nível de vitaminas lipossolúveis nos alimentos não diminui quando eles são cozidos, diferente de algumas vitaminas hidrossolúveis, porque química das primeiras são mais resistentes ao calor e a outros efeitos do cozimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível