O que causa a cistite?

Escrito por mike parker | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa a cistite?
Se não tratada, a cistite pode levar a problemas mais graves (http://www.sxc.hu/photo/911907)

A cistite é um termo que os profissionais da medicina utilizam quando se referem a uma inflamação na bexiga, mas também pode ser aplicado a inflamações que se estendem no trato urinário. A cistite pode ser muito dolorosa e, se não for tratada, pode levar a problemas de saúde mais graves, como a infecção dos rins. Existem três tipos principais de cistite: infecção bacteriana adquirida comunitariamente, infecção bacteriana adquirida em hospitais e a não infecciosa.

Outras pessoas estão lendo

Adquirida comunitariamente

Esse tipo de cistite é uma infecção bacteriana que ocorre em pessoas que não estão em instalações médicas, como enfermarias ou hospitais. Mulheres entre 30 e 50 anos são as mais propensas a contrair a infecção urinária, principalmente através de relações sexuais que podem introduzir a bactéria no trato urinário. Homens acima dos 50 anos também podem sofrer desse tipo de cistite devido ao alargamento da próstata, que pode bloquear o fluxo de urina.

Adquirida em hospitais

A cistite adquirida em hospitais também é uma infecção bacteriana e normalmente ocorre em pacientes que estão em instalações médicas devido a infecções que resultam de uma cateterização urinária, frequentemente realizada antes de uma cirurgia. As pessoas mais velhas em lares para idosos que precisam desse procedimento como uma maneira de drenar a bexiga também podem sofrer risco de infecções no trato urinário, o que pode causar a inflamação da bexiga e resultar em cistite.

Não infecciosa

As infecções bacterianas são as principais culpadas quando se trata de inflamações na bexiga, mas existe uma série de causas não infecciosas para a cistite. A Síndrome da Bexiga Dolorosa, também conhecida como Cistite Intersticial, é um problema muito doloroso que aflige somente as mulheres. É difícil de se diagnosticar e tratar, em parte porque sua causa é atualmente desconhecida. Além disso, certos tipos de remédios podem causar cistite. A terapia de radiação e a quimioterapia também podem causar cistites não infecciosas. Pessoas sensíveis ou alérgicas a certos produtos químicos presentes em sabonetes, xampus ou produtos para higiene feminina, podem desenvolver esse problema. Algumas outras condições médicas, como endometriose, lúpus e tuberculose também podem inflamar a bexiga.

Atividade sexual

As relações sexuais podem introduzir bactérias dentro da uretra. A infecção pode se espalhar para a bexiga e resultar em um problema no trato urinário e em uma inflamação dolorosa da bexiga. No entanto, nem todas infecções desse tipo são resultantes de atividades sexuais. Mulheres que não são sexualmente ativas ainda podem desenvolver esse problema no trato urinário inferior, que pode levar a cistite.

E. Coli

A bactéria Escherichia coli, comumente chamada de E. coli, é a principal causa da cistite bacteriana. Esse tipo de bactéria é comum na região genital feminina e o problema normalmente é tratado com antibióticos, obtendo-se bons resultados. No entanto, o aparecimento de novas cepas da E. coli, mais resistentes aos antibióticos comuns, estão se mostrando mais difíceis de se tratar. Pacientes que sofrem de qualquer tipo de cistite devem consultar seu serviço de saúde para tratamento adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível