O que causa dores fortes nas solas dos pés?

Escrito por cindi pearce | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa dores fortes nas solas dos pés?
O que causa dores fortes nas solas dos pés? (http://www.drfoot.co.uk/arthritis.htm)

Tendemos a não prestar atenção aos nossos pés até que eles, assim como o restante do nosso corpo, comecem a desgastar-se com a idade e a mostrar sinais, às vezes através de dores lancinantes, de que devemos cuidar melhor deles. Isso não acontece apenas por causa da idade, mas também devido a certos problemas de saúde como artrite reumatoide e síndrome do túnel do tarso, que causam danos nos pés. A seguir estão algumas dicas sobre como evitar dores.

Outras pessoas estão lendo

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide, um distúrbio inflamatório autoimune, pode deixar as solas dos seus pés frágeis e doloridas, fazendo com que você sinta como se estivesse andando sobre pedregulhos. Além disso, ela pode causar úlceras, calos ou joanetes. A artrite reumatoide pode afetar o corpo inteiro, inclusive todas as articulações e músculos do pé.

Diabetes

Diabéticos podem sofrer neuropatia, uma distorção ou redução de sinais nervosos. Ela causa dores profundas nos pés e em outros lugares, além de sensações de ardência, formigamento, fraqueza, dormência e da incapacidade de distinguir quente e frio. A neuropatia periférica, um dos dois tipos principais, pode afetar os nervos e dedos dos pés, mãos, pernas e braços. Quando um indivíduo sofre de neuropatia nos pés e nas pernas isso pode resultar em úlceras e, no pior dos casos, amputações do membro afetado.

Síndrome do túnel do tarso

Um distúrbio chamado síndrome do túnel do tarso -- semelhante à sua prima mais conhecida, a síndrome do túnel do carpo -- ocorre quando o nervo tibial fica "preso" devido à pressão exercida pelos ligamentos próximos ou outros impedimentos internos. Essa síndrome causa dores, dormência, formigamentos e ardência nas solas dos pés, que geralmente ocorrem à noite. Pergunte a seu médico sobre a possibilidade de usar órteses para aliviar os sintomas. Se a dor se origina na parte de trás do pé, ela pode afetar o calcanhar, a sola (que é chamada de fáscia plantar) e até a junção dos dedos do pé. Massagens, repouso e manter o pé elevado também podem ajudar.

Parestesia nas solas dos pés

Dormência e parestesia nas solas dos pés (ardência, formigamentos ou sensações de agulhadas) podem indicar a presença de uma doença subjacente como a doença arterial periférica, compressão do nervo periférico ou trauma, ciática, doença de Raynaud e outros distúrbios além daqueles já mencionados. Procure um profissional de saúde para orientá-lo.

Envelhecimento

À medida que envelhecemos, nossos pés ficam mais achatados e largos e as solas se desgastam, o que as torna mais suscetíveis a ferimentos e dores musculares. Dor nos pés é geralmente o primeiro indício de outras doenças relacionadas ao envelhecimento, como problemas circulatórios, diabetes ou artrite.

Mais um inimigo

Embora pareça óbvio, sapatos de luxo podem ser a fonte do problema. Se você usa sapatos apertados ou anda o dia todo de salto alto em calçadas pavimentadas, as solas dos seus pés provavelmente ficarão doloridas. Abandone o salto alto, se possível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível