Causas de altos níveis de cortisol

Escrito por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de altos níveis de cortisol
O estresse crônico pode induzir aumento dos níveis de cortisol (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

O cortisol, hormônio produzido pela glândula suprarrenal, prepara o organismo para enfrentar uma situação de risco ou estresse. Normalmente, ele varia de acordo com o ciclo circadiano (variação do dia) e exerce efeitos sobre o metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios, sobre o tônus dos músculos e outros tecidos, sobre o músculo do coração e sobre as respostas inflamatórias. O seu aumento pode ser devido ao estresse crônico, tumores hipofisário, consumo de corticóides, ou então por algum tumor como o adenoma ou o carcinoma do córtex da suprarrenal.

Outras pessoas estão lendo

Consumo de corticoides

Os medicamentos que possuem corticoides são usados para tratar diversas doenças auto-imunes, alergias, entre outros. São também utilizados em transplantes de órgãos, para diminuir a rejeição pelo corpo. Essa conduta, porém, induz aos efeitos colaterais próprios do aumento de cortisol no organismo (estrias pelo corpo, osteoporose, redução da massa muscular, aumento de ocorrência de infecções), sendo, por isso, uma medicação utilizada somente em casos mais complexos como os citados anteriormente.

Causas de altos níveis de cortisol
Corticoides são usados para tratar doenças auto imunes e alergias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Estresse crônico

Como já foi citado, o cortisol varia de acordo com o horário do dia, sendo mais abundante pouco antes de acordar. Depois, esse hormônio naturalmente diminui, porém, a cada pico de estresse que a pessoa tem durante o dia, ele aumenta. Quando essa situação se repete por muito tempo, chamamos de estresse crônico. Nesse caso, os efeitos tendem a ser o ganho de peso, insônia, diminuição da resistência do organismo, entre outros.

Causas de altos níveis de cortisol
O estresse do dia-a-dia faz aumentar os níveis de cortisol no sangue (Pixland/Pixland/Getty Images)

Tumores hipofisários

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro e produz importantes hormônios. O adenoma hipofisário, apesar de ser um tumor benigno, a medida que cresce comprime as estruturas ao seu redor e provoca deficiência ou excesso de hormônios. Quando esse hormônio é o adrenocorticotrófico (ACTH), induz a uma condição chamada Síndrome de Cushing. Nela, ocorre uma estimulação excessiva das glândulas suprarrenais e assim ocorre o aumento do seu tamanho e a produção exagerada de corticóides.

Causas de altos níveis de cortisol
O câncer benigno de hipófise também pode induzir altos níveis de cortisol (National Cancer Institute/Photodisc/Getty Images)

Câncer do córtex da suprarrenal

O câncer da suprarrenal pode ser produtor do cortisol, de outros hormônios ou não produzir nada. Ele é raro, aparecendo em 1 a 2 casos a cada 1.700.000 pessoas e é um pouco mais frequente em mulheres, abaixo dos 5 anos de idade e na quarta e quinta décadas. O quadro clínico irá incluir a Síndrome de Cushing, já discutida anteriormente. A tomografia abdominal é o exame de primeira linha para a investigação e o tratamento geralmente é a retirada cirúrgica do tumor e da suprarrenal.

Causas de altos níveis de cortisol
O câncer da suprarrenal pode manifestar-se de diferentes formas, podendo produzir cortisol em excesso e levar à Síndrome de Cushing (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Como saber se eu tenho aumento na produção de cortisol?

Para identificar o aumento nos níveis de cortisol, é preciso verificar se existem sintomas como: depressão, transtorno ansioso, ataques de pânico, alteração de personalidade, alucinações auditivas e visuais, estado de confusão mental, dificuldades de concentração, lapsos da memória e a diminuição da cognição, face em lua cheia (rosto inchado com aspecto arrendodado), obesidade predominante no tronco e atrás do pescoço, pernas finas, estrias pelo abdome, equimoses ou hipertricose (nascem mais pelos na face). Depois, o seu médico poderá solicitar exames de sangue para fechar o diagnóstico.

Causas de altos níveis de cortisol
O exame de sangue pode identificar as causas do aumento dos níveis de cortisol (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível