Causas e curas para queda de pelos em cães

Escrito por susan lee | Traduzido por davi teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas e curas para queda de pelos em cães
Detectar e tratar precocemente evita distúrbios de perda de pelo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A maioria dos cães trocam seu pelo com um processo natural, alguns mais que outros. Se o seu cão está perdendo tufos de pelo, resultando em áreas carecas, feridas e irritações da pele, a causa geralmente é um problema médico, ambiental ou parasitário. Seu cão pode sofrer grande desconforto devido às doenças de pele e perca de pelo. Detectar e tratar precocemente o problema vai trazer ao seu cão o alívio que ele merece.

Alopecia

A perca de pelo é também conhecida como alopecia, que pode ser muito comum em cães. Algumas raças são mais suscetíveis à esta doença do que outros, especialmente os cães com pelagem muito grossa. Cachorros em miniatura e 'toys' sofrem com a perca de pelo também. Você pode notar uma área de perca de pelo ou afinamento simétrico, o que significa uma situação idêntica em ambos os lados do cão. Na maioria das vezes a doença vai começar com um caso anormal de queda. Seu cão vai começar a se coçar excessivamente, causando a perca de pelo, vermelhidão e, as vezes, feridas abertas. Este problema precisa ser resolvido cedo.

Questões médicas

As alergias são uma causa frequente de perca de pelo em cães. Seu cão pode ser alérgico a determinados alimentos, produtos químicos, grama e objetos como metais, plásticos e borrachas. Muitos cães também sofrem de dermatite de pulgas, com uma necessidade incontrolável de se lamber obsessivamente para tentar encontrar alívio. Outras causas médicas para a perca de pelo são o hipotireoidismo, a 'doença de Cushing', infecções fúngicas e bacterianas, bem como o alto nível de estresse e má nutrição. O hipotireoidismo é resultado da glândula tireoide não estar funcionando corretamente, fazendo com que o seu cão sofra um desequilíbrio hormonal. A 'doença de Cushing' acontece quando acontece o mau funcionamento das glândulas supra-renais que também afetam o equilíbrio hormonal. Um dos primeiros sintomas destas particularidades médicas é a perca de pelo em seu cão, ou Alopecia.

Parasitas

Um parasita é muito comum em um ciclo de perca de pelo dos cães. Parasitas se alimentam basicamente do seu cão, seja com o seu sangue, suas células da pele ou outros nutrientes. Como estas pragas roubam as substâncias necessárias para uma boa saúde do corpo, pele e pelagem do cão, acontece a perca de pelo juntamente com outros sintomas. Alguns cães tornam-se anêmicos, bem como tem reações alérgicas, feridas, caroços e inchaços. Em casos extremos, o cão pode perder a maior parte de seu pelo, os quais, em algumas vezes, nunca mais voltam a crescer. O grau de gravidade, na maioria das vezes, depende de uma detecção precoce do problema para se obter o melhor e mais rápido tratamento.

Opções de tratamento

O tratamento da Alopecia nos cães depende da causa. Para solucionar uma doença causada por parasita, o seu veterinário pode prescrever shampoos especiais para começar o processo de cura, juntamente com pomadas, loções e cremes. Podem também ser necessários antibióticos orais ou em pomadas para o tratamento completo. Este processo pode levar semanas ou meses até que o cão se recupere totalmente. A doença de Cushing e outros distúrbios hormonais podem necessitar de terapia de reposição hormonal e/ou cirurgia. Em alguns casos hormonais, o processo de cura começa com a castração ou esterilização do seu animal de estimação. Os problemas médicos existentes precisam ser corrigidos para que a pelagem do seu cão cresça novamente de forma saudável. O tratamento pode começar a partir do interior, fornecendo ao seu cão uma dieta rica em proteínas de alta qualidade, complementada com óleos ômega essenciais e vitamina D, juntamente com uma enorme quantidade de água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível