Saúde

Causas do enjoo matinal

Escrito por latasha favors | Traduzido por marcella narvaes

Outras pessoas estão lendo

Causas do enjoo matinal

Enjoos matinais são um sintoma comum da gravidez

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Causas

É comum que grávidas tenham enjoos matinais durante o primeiro trimestre da gravidez. Caracterizado pela náusea, ás vezes acompanha de vômitos e outras sensações desagradáveis, essa condição não deve ser um motivo de preocupação. O enjoo matinal - que pode ser ás vezes desencadeado por ver, sentir o cheiro ou encostar em certos tipos de alimentos - protege o embrião de fatores que poderiam ser perigosos. Mulheres que têm essas experiências nos primeiros meses de gravidez estão menos suscetíveis a ter abortos espontâneos. A causa principal do enjoo não é conhecida, mas acredita-se que muitos fatores podem contribuir para essa condição.

Gonadotrofina coriônica humana

A gonadotrofina coriônica humana ou hCG é um dos fatores considerados por causar o enjoo matinal em grávidas. Ela é uma glicoproteína hormonal produzida pela implantação do embrião no útero. O nível desse hormônio aumenta quando a mulher está com 12 semanas de gravidez. Conforme o nível de hCG aumenta, também aumenta a sensação de náusea e vômitos. Em algumas mulheres, o enjoo diminui ou desaparece depois de 12 semanas, já que o nível de hCG também começa a diminuir.

Progesterona

Progesterona, um hormônio dominante durante a gravidez, também pode ser um dos fatores a contribuir com o enjoo matinal. Esse hormônio fornece um efeito suavizante para os músculos do corpo, incluindo os do estômago e do intestino. Também acredita-se que ajuda a prevenir o trabalho de parto prematuro, já que também suaviza os músculos do útero. Como a progesterona tem esse efeito no sistema digestivo, por isso afetando suas funções, ela é a responsável pela eliminação lenta dos resíduos do corpo durante a gravidez, gerando um acúmulo de ácidos em excesso no estômago. Conforme o nível de progesterona aumenta, a mulher também começa a se sentir enjoada.

Hipoglicemia

Outra teoria para a causa do enjoo matinal inclui a hipoglicemia ou pouca quantidade de açúcar no sangue como um fator contribuinte. Muitas mulheres tem hipoglicemia como resultado da placenta drenando energia da mãe. Acredita-se que essa condição pode gerar enjoos quanto mais energia for drenada e consumida pelo embrião em desenvolvimento.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media