Causas da morte de baleias Jubarte

Escrito por lauren whitney | Traduzido por diego dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas da morte de baleias Jubarte
As baleias jubartes têm vida longa, mas podem morrer devido à predadores, doenças ou machucados (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

As baleias jubartes superam em 500 vezes o peso médio de um ser humano, mas ambos são mamíferos e possuem semelhanças quanto à longevidade. Como todas as criaturas, elas podem adoecer ou se machucar antes de atingirem o tempo de vida médio estimado. Essas baleias barbadas podem encalhar em praias como quaisquer outros cetáceos, embora elas façam isso muito menos do que outros cetáceos de porte menor, como por exemplo, os golfinhos.

Outras pessoas estão lendo

Idade

Todos os animais multicelulares têm tempo de vida limitado. As baleias jubarte aproveitam maior o tempo de vida do que mamíferos menores, mas essas massivas criaturas aquáticas raramente vivem mais do que um século. As baleias que sobrevivem a doenças, predadores, machucados e a pesca eventualmente sucumbem quando velhas. Determinar a idade das baleias barbadas parece ser um problema aos pesquisadores. Embora a arcada dentária possa dar uma boa indicação sobre a idade de algumas espécies, isso não pode ser feito com as baleias jubartes, pois elas não possuem dentes. Os cientistas determinam a idade das baleias de acordo com o crescimento/tamanho de suas barbatanas. As baleias mais maduras podem nadar a cerca dos oceanos, mas encontrar tais barbatanas após a morte delas é um desafio para pesquisadores porque elas são frágeis e se decompõe facilmente.

Doenças

Parasitas multicelulares e unicelulares afligem as baleias jubartes como também a outras espécies. Infestações com nematódeos podem causar a morte das baleias diretamente, ou enfraquecê-las a ponto de não conseguirem mais se alimentar ou locomover livremente, e morrem de fome se não forem capazes de nadar para alcançar plâncton e krill (certa espécie de camarão). As doenças de bactérias e amebas patogênicas também podem afetar as baleais. Os piolhos de baleia, que são parasitas artrópodes, se grudam aos cetáceos e podem contribuir com cicatrizes nas peles, o que limita a sua mobilidade.

Predadores

Não há criaturas vivas que ativamente cacem baleias jubartes adultas, que pesam mais do que 40 toneladas e crescem a um tamanho médio de 15 metros. Entretanto, tubarões predadores e baleias assassinas atacam jovens baleias jubartes. As baleias assassinas representam um perigo em particular para jovens baleias jubartes, tais como as orcas que caçam em grupos e que podem afastar um grupo de baleias de seus membros mais jovens e vulneráveis. Alguns tubarões mordem e arrancam pedaços das peles das baleias, deixando feridas nas quais micróbios e parasitas patogênicos podem penetrar e infestá-las.

Machucados

Essas fortes baleias podem suportar as profundezas do oceano e tempestades, mas até mesmo criaturas grandes como as baleias jubartes podem se machucar. As colisões com navios ou ondas que inesperadamente arrastam os animais contra paredes rochosas podem causar prejuízos externos e internos. Embora a pele desses animais seja grossa, com várias camadas de gordura, que as previne de tudo, fortes e violentos impactos podem causar danos graves a elas, e pequenos arranhões podem se tornar locais de infecção.

Caça a baleias

A indústria de caça e pesca a baleias já foi muito importante. O óleo das baleias eram suprimento de lâmpadas e lubrificantes, perfumes com âmbar e produtos manufaturados com as barbatanas flexíveis das baleias. Atualmente as versões sintéticas ou vegetais desses produtos tomarem lugar do que antes eram fornecidos por elas. Entretanto, um número bastante reduzido de indústrias ainda use as baleias como fonte de alimento e pesquisa. Embora os barcos de pesca cacem tipicamente baleias de porte menores, eles também caçam jovens baleias jubartes.

Encalhamento nas praias

O corpo das baleias são adaptados para viver em ambiente aquático. Em terra, a vasta massa corporal desses animais funciona contra eles e esmaga seus órgãos internos. As baleias jubartes que ficam muito próximas a terra podem ficar encalhadas. Os pesquisadores documentam os encalhamentos das baleias na praia, mas eles nem sempre podem sabem dizer a causa exata para isso. Algumas baleias tem infecções de parasitas o que pode afetar seu senso de direção, embora outras fiquem presas a redes e são levadas pela água até a praia. Ainda que algumas baleias consigam lidar com problemas sobre a superfície terrestres, outras não tem força necessária para sobreviver até que pessoas as resgatem e façam com que elas voltem ao mar aberto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível