Cavalos podem comer capim fresco e recém cortado?

Escrito por falinia adkins | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cavalos podem comer capim fresco e recém cortado?
Os cavalos devem sempre ter acesso aos seus blocos de sal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

É mais seguro os cavalos se alimentarem de capim recém cortado e fresco, contudo, essa folhagem deve ser descartada após seis horas, uma vez que, assim que o corte é realizado, ela começa a fermentar. Capim fermentado causa cólicas e dores de estômago em todos os cavalos e deve ser evitado a todo custo. Apesar dos equinos preferirem capim ao invés de feno, quando os tipos frescos não estão disponíveis, existe uma variedade de feno e outros alimentos que podem providenciar os nutrientes e folhagens necessários.

Outras pessoas estão lendo

Feno

Os cavalos consomem 1% do seu peso corporal em comida, com nove kg dessa porcentagem em feno (três ou quatro porções). Existem tipos diversos de feno e todos oferecem algo diferente no quesito nutrientes. Os fenos de baixa qualidade são compostos de ervas daninhas e algumas flores, junto com poeira e mofo que podem causar vários problemas de saúde letais e, portanto, devem ser evitados. O feno normal e limpo possui um cheiro adocicado, além de ser seco e leve, podendo substituir o pastoreio. Os fenos de alto padrão, como a alfalfa, são mais densos e devem compensar uma pequena porcentagem do total de pastagem do animal.

Cavalos podem comer capim fresco e recém cortado?
Fenos de alta qualidade podem aumentar o tempo de pastoreio e diminuir o tédio (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Grãos

Os grãos devem ser dados de acordo com os níveis de atividades diárias e o peso do animal. Para cavalos que pastam sem atividade física, os grãos não são recomendados, a não ser que o bicho tenha livre acesso a pastos de boa qualidade (ou capim). Alimente equinos que pesam 455 kg e realizam atividades de baixo impacto, como um ou duas horas de uma caminhada tranquila, com 450g a 700g de grãos por hora de trabalho. Para atividades moderadas e mais pesadas, que duram de duas a quatro horas, alimente de 700 a 1,10 kg por hora de trabalho. Sempre alimente seu animal com três boas porções três vezes ao dia, com a mesma marca do alimento e no mesmo horário.

Água

Água limpa e fresca deve ser providenciada ao animal para que ele se refresque de qualquer atividade anterior. Se o cavalo ainda está quente e precisa caminhar, ofereça alguns goles, garantindo que ele beba mais depois que se resfriar. Cavalos que bebem ou comem com um estômago quente podem sofrer de cólicas e outros desconfortos estomacais. Limpe frequentemente os bebedouros e use aquecedores durante os meses mais frios, prevenindo os cavalos de sofrer desidratação de fontes de águas congeladas. Sempre evite que os equinos doentes compartilhem os mesmos bebedouros que os saudáveis.

Considerações

Os cavalos são herbívoros naturais e têm tendência de desperdiçar uma boa parte de feno. Para reduzir tal desperdício, considere usar um pneu de trator para fazer essa manutenção do campo. Enquanto os cubos de fenos podem tentar os bichos a comerem rapidamente e recorrerem a outros métodos por conta do tédio, porções de alfalfa devem ser consideradas como guloseimas ao invés da fonte principal de comida. E mais, os nutrientes extras providenciados diariamente, em forma de cenouras ou maçãs, podem aumentar o laço entre o cavaleiro e o cavalo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível