O chá verde e a saúde

Escrito por patrícia vergara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O chá verde e a saúde
Para obter os benefícios do chá verde, é preciso utilizá-lo da forma correta (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Descoberto por monges budistas, o chá verde é usado há séculos por conta de suas propriedades benéficas para a saúde. Apesar do gosto amargo, ele é famoso por ajudar a emagrecer, mas não é só isso: contém proteínas que podem ajudar até mesmo a prevenir o câncer. Apesar disso, o chá verde pode passar de mocinho a vilão se não for consumido corretamente. Saiba a seguir quais os benefícios e malefícios do chá verde para a saúde.

Outras pessoas estão lendo

Antioxidantes

O chá verde é rico em flavonoides, substância oxidante que neutraliza a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular, o que resulta em benefícios para a pele, evitando rugas precoces. Além disso, os flavonoides ajudam a proteger o coração, mantendo as artérias mais flexíveis. Mas para obter resultados positivos, o ideal é consumir pelo menos três xícaras da bebida por dia.

Sistema imunológico

O chá verde ajuda também a fortalecer o sistema imunológico, evitando assim infecções, inflamações e outras doenças causadas por vírus e bactérias. A bebida possui diversas vitaminas, como as do complexo C, complexo B e complexo K, além de manganês, potássio e ácido fólico. Estudos comprovam também que o chá ajuda a evitar a depressão, pois possui propriedades tranquilizantes, que diminuem a ansiedade.

Metabolismo

Um dos benefícios mais conhecidos no chá verde é que ele é usado por quem está na luta contra a balança. Ele contém oxidantes (que ajudam a acelerar o metabolismo) e cafeína (que favorece o gasto de energia e a queima de calorias). Segundo nutricionistas, a recomentação é beber no mínimo cinco xícaras do chá por dia durante três meses para que os resultados comecem a aparecer.

Excesso

Apesar de oferecer muitos benefícios e vitaminas para o organismo, o excesso de chá verde pode prejudicar a saúde. Nutricionistas afirmam que tomar mais de cinco xícaras por dia da bebida pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos, além de provocar gastrite e úlcera por conta da cafeína presente no chá. Algumas substâncias do chá verde diminuem a absorção de ferro no corpo, o que, em excesso, pode se transformar em uma anemia.

Cápsulas

A "fama" de que o chá verde emagrece fez com que surgissem no mercado cápsulas com o concentrado do chá. Apesar de comercializado, esse produto não possui autorização da Anvisa e pode trazer prejuizos à saúde justamente pelo excesso. Médicos afirmam que uma única cápsula pode ser equivalente a dez xícaras do chá, o que pode provocar efeitos colaterais como mal-estar, tremedeiras, vômito, insônia e entre outros sintomas desagradáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível