Mais
×

O que é um ciclo de compras do consumidor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Toda vez que um consumidor compra um produto, a transação se vê no meio de uma série de etapas conhecidas como ciclo de compras do consumidor, ou simplesmente, ciclo de compras. Desde a ciência a respeito do produto que se compra até o apoio que se dá a ele depois da compra, o ciclo descreve o processo de compra entre vendedor e comprador.

Consumidores passam por uma série de etapas antes de realizar uma compra (shopping image by Tomasz Wojnarowicz from Fotolia.com)

Definição

De acordo com a referência financeira do website Money Glossary, o ciclo de compras é o conjunto de atividades que um consumidor realiza quando está comprando um produto. Ele também observa que este ciclo de compras se aplica a compras repetitivas de um mesmo produto.

Etapas

O ciclo de compras tipicamente inclui sete etapas. Como o escritor de tecnologia David Tan observou em 2008 em um artigo no seu website, estas etapas incluem, na seguinte ordem: conhecimento do produto; interesse no produto; análise do produto; aquisição do produto; retenção do produto; apoio ao produto e marca.

Considerações

Apesar de a extensão do ciclo de compras variar baseando-se em vários fatores, especialistas de marketing da agência Dealer Marketing observam que o prolongamento do ciclo tem aumentado consideravelmente desde 2001. Varejistas e profissionais de vendas podem ajudar a controlar a duração do ciclo e incentivar o consumidor a concluir uma compra, mantendo-se em estreita comunicação durante todo o ciclo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article