Mais
×

Como a ciência afetou a arte barroca?

Atualizado em 21 novembro, 2016

"Barroco" significa pérola irregular. A arte barroca, nascida entre 1600 e 1750, é caracterizada por modelos ornamentados, excêntricos, coloridos e intricados. Os artistas barrocos se preocupavam em preencher o espaço. Os mais notáveis deste período incluem Rembrandt, Rubens e Bernini. Esta foi uma época de grandes descobertas científicas também, com várias contribuições de Isaac Newton, Galileu Galilei e outros cientistas. Essas contribuições científicas à sociedade impactaram a arte barroca de muitas maneiras.

As teorias de Isaac Newton sobre a gravidade influenciaram a visão da sociedade sobre os planetas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Conquistas científicas

Para contextualizar a arte barroca, é importante entender as conquistas científicas e a forma como elas moldaram a sociedade. Galileu Galilei e Johannes Keples apresentaram muitas informações sobre a teoria dos planetas, com princípios relacionados a gravidade, órbita e leis do movimento. Rene Descartes, Blaise Pascal, Pierre de Fermat e Isaac Newton contribuíram aos campos da matemática, filosofia e física. Além disso, William Harvey e outros médicos começaram a explorar o corpo humano e a forma como ele funciona.

Humanos e o ambiente

A descoberta das leis do movimento e os fundamentos da natureza levaram as pessoas a questionar seu relacionamento com o ambiente, o que resultou em expressões artísticas de humanos entre uma confusão de objetos e cores. Por exemplo, a pintura de Peter Paul Rubens, A Batalha de Anghiari, retrata a força e a beleza da forma humana em batalha, justapondo imagens de humanos com alguns animais e armamentos. Muitos interpretam sua pintura e outras semelhantes, como um simbolismo da vaga distinção entre humanos, invenções e animais.

Papel do tempo

As teorias científicas sobre o tempo e o espaço também implicaram na arte barroca. Muitos artistas deste período exploraram a forma como o tempo e a natureza interagem retratando momentos que eram tanto eternos quanto instantâneos. Por exemplo, Jacob van Ruisdael era famoso por retratar a forma como o tempo altera a estrutura física da natureza. Suas pinturas frequentemente apresentavam cenas com a água de uma corredeira congelada.

Retorno à religião

Embora alguns experimentos científicos tenham fornecido base para as pinturas exploratórias, eles também levaram as pessoas a se prenderem a ideais religiosos. A religião permitiu que as pessoas encontrassem consolo no meio de descobertas assustadoras e confusas. Michelangelo Merisi da Caravaggio criou várias pinturas que retratavam cenas religiosas famosas, como "A Conversão de São Paulo". Contudo, esses retratos eram diferentes das pinturas anteriores, enfatizando uma abordagem mais científica e realista a eventos metafísicos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article