As cinco principais técnicas de controle de marketing

Escrito por chris joseph | Traduzido por josé fabián
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As cinco principais técnicas de controle de marketing
Os controles de marketing ajudam a monitorar as estratégias de publicidade da empresa (marketing image by dead_account from Fotolia.com)

Uma estratégia de marketing bem sucedida é determinante para o sucesso de um produto ou serviço. No entanto, devem ser aplicados controles para medir a efetividade da mesma e focar em áreas que possam precisar de alterações. As técnicas de controle podem incluir realizar pesquisas e testes continuados, além de avaliar as promoções e preços.

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Pesquisa

A pesquisa envolve coletar e analisar dados para saber se os produtos ou serviços de uma empresa satisfazem as necessidades do mercado. Por exemplo, um fabricante de batatinhas pode querer saber se os clientes estão satisfeitos com o seu produto e buscar formas de cobrir as necessidades deles.

Testes

Um controle importante de marketing para os novos produtos são os testes. Antes de gastar grandes quantidades de dinheiro para produzir e vender um novo produto, a empresa o testa em uma escala pequena com grupos reduzidos ou edições limitadas. Isso ajuda a que a empresa diga previamente o sucesso ou fracasso de um produto e evite um possível erro custoso.

Mensuráveis

Os gerentes de marketing usam estatísticas para avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing. Além do volume de vendas, eles olharão ao "share" (porcentagem) do mercado e o compararão com a concorrência. Também determinarão o retorno do investimento analisando a relação entre as vendas e o custo de marketing e produção.

Estratégia de preços

Os preços podem precisar de ajustes por alterações no mercado ou para manter a rentabilidade. Se a empresa vir que o principal concorrente implementa uma redução de preços significativa, será obrigada a fazer a mesma coisa para manter o "share" do mercado. Se, pelo contrário, os custos de produção aumentarem, uma empresa será obrigada a aumentar os preços para manter a rentabilidade.

Estratégia de promoção

Uma empresa também pode precisar ajustar as estratégias de promoção e publicidade para alterar a percepção do cliente e aumentar as vendas. Por exemplo, se uma empresa notar que está perdendo vendas para a concorrência pois o produto que vende é conhecido só para um uso específico, pode focar a estratégia de publicidade em exibir novos usos do mesmo.

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