Círculo branco em volta do olho de um lebiste

Escrito por ann lapan | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Como todos os peixes, os lebistes podem ter doenças. Os sintomas de algumas dessas podem se manifestar como um círculo branco ao redor do olho, e existem muitas doenças de água doce que podem causá-los. Através da observação de outros sintomas, pode ser possível identificar a doença, o que leva a um tratamento rápido.

Outras pessoas estão lendo

Fungos

Existem diferentes tipos de fungos boiando no aquário, não importa o quanto ele seja limpo! Por vezes, eles atacam peixes quando esses estão enfraquecidos por outros problemas, como infecções bacterianas ou más condições da água. O fungo costuma aparecer como um ponto branco peludo no peixe. Nos estágios iniciais, ele pode parecer com um anel ao redor do olho do peixe. Para tratar infecções fúngicas, troque a água frequentemente. Você também pode usar medicamentos antifúngicos para peixes de água doce.

ICH (Ichthyophthirius multifiliis)

Os peixes de água doce, como os lebistes, por vezes ficam expostos a diferentes tipos de parasitas, e o ICH é um dos mais comuns. Ele também é conhecido por mancha branca, pois aparece como pontos brancos no corpo ou nas barbatanas do peixe, podendo também aparecer como um anel branco ao redor do olho. Essa condição pode ser tratada com medicamentos vendidos em pet shops que sejam feitos especificamente para essa doença. Como ela costuma ocorrer quando as condições da água são ruins, a temperatura da água deve ser elevada a 26 ºC por alguns dias e, em seguida, a água deve ser mantida limpa.

Veludo

Outra infecção parasítica comum é a do veludo, que é parecida com o ICH. Ela pode aparecer como manchas brancas, cinzas ou amarelas no peixe. Os peixes que estiverem contaminados costumam se esfregar na superfície do aquário, na tentativa de tirar o parasita, e as guelras podem se mover mais rapidamente também. Existem muitos medicamentos feitos especificamente para matar esse parasita, e muitos deles também são eficientes contra o Ich, então, se você não tiver certeza sobre qual é a doença do seu peixe, é possível usar um desses.

Gyrodactylus

O Gyrodactylus salaris é outro parasita que causa essas marcas brancas no peixe. Essa infecção é menos comum que as duas anteriores, e as manchas causadas por ela costumam ser menores e mais esbranquiçadas que aquelas causadas por outras infecções parasíticas ou fúngicas. Esse parasita também irrita o lebiste, o que pode fazer com que ele pareça se torcer na água. Mergulhá-lo em uma solução de peróxido de hidrogênio é uma das formas de curar essa doença. Essa solução deve ser composta de 50% de água e 50% de peróxido de hidrogênio. Existem outros medicamentos antiparasíticos que também podem funcionar, além de serem mais seguros para os lebistes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível