Cirurgia Lasik vs Lasek

Escrito por don bolen | Traduzido por weber figueiredo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cirurgia Lasik vs Lasek
LASIK vs LASEK (Flickr.com)

O primeiro tipo de cirurgia a laser no olho ficou conhecido como Ceratectomia fotorrefrativa ou PRK. Após vários anos de experimentação, ela evoluiu para o LASIK, do inglês Laser-Assisted In Situ Keratomileusis (Ceratomileuse local assistida por laser). O LASEK, Laser Assisted Keratomileusis Sub-epitelial (Ceratomileuse sub-epitelial assistida por laser) combina o melhor da cirurgia ocular de PRK e LASIK. Os três tipos de cirurgia a laser são semelhantes, mas têm diferenças nos procedimentos.

Outras pessoas estão lendo

Procedimento LASIK

O procedimento que leva poucos minutos, LASIK, utiliza um microcerátomo para cortar a córnea. Ele é colocado sobre o olho e um vácuo é aplicado. Durante o corte, o epitélio e o estroma formam uma aba de aproximadamente 180 μ de espessura. Um laser Excimer então é usado para retirar o material da córnea e esculpir um novo formato para corrigir anomalias da visão. O microcerátomo é removido do olho e as abas do epitélio e estroma são colocadas na sua posição anterior. O tempo total da cirurgia LASIK do início ao fim é de aproximadamente 15 minutos.

Recuperação do LASIK

O tempo de recuperação da cirurgia LASIK é de aproximadamente dois dias. O paciente estará apto a dirigir dentro de três dias. Esse procedimento é apropriado para aqueles que possuem uma córnea espessa e não é recomendado para aqueles com córnea fina. É possível conseguir a correção da visão para 20/20 ou mais. O LASIK produz melhores resultados se uma cirurgia de aprimoramento subsequente for necessária. Há muito pouca dor ou desconforto após essa cirurgia ocular.

Procedimento LASEK

O LASEK usa um dispositivo chamado trefina para cortar 50 μ na camada do epitélio. A camada da córnea por baixo do epitélio não é cortada como no procedimento de LASIK. Uma solução de álcool é introduzida sob a camada epitelial, permitindo que ela seja levantada da córnea. Assim como no LASIK, um laser Excimer remove material da córnea, remodelando e corrigindo anormalidades visuais. Após a cirurgia de um minuto, a camada epitelial é retornado para a córnea.

Após o LASEK

O epitélio cicatriza dentro de 24 horas, e os pacientes podem dirigir dentro de uma semana. O tempo de recuperação total é de cerca de seis a oito semanas. O procedimento LASEK produz mais dor, mas é uma escolha muito melhor para os pacientes com a córnea fina. Há menos riscos de dar errado e mais tecido da córnea é preservado. Há também menos riscos de síndrome do olho seco, que é por vezes identificada em pacientes do LASIK.

Considerações

Pacientes de LASIK com córnea fina podem sofrer resultados decepcionantes. A aba da córnea epitelial pode tornar-se desalojada com lesões traumáticas para os olhos. A aba LASIK pode resultar em tecido cicatricial e levar ao astigmatismo. Pacientes de LASEK demoram mais para cicatrizar e sofrem mais desconforto do que os outros. Ambos os pacientes exigem "screening" (checape) extensivo para a doença ocular. Aqueles que possuem predisposição a olhos secos ou pupilas de tamanho anormal devem considerar a PRK como uma alternativa ao LASIK ou LASEK.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível