Mais
×

Como clarificar vinho turvo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora o objetivo de todo vinicultor caseiro seja produzir um vinho cristalino claro e cheio de sabor, um resultado turvo pode arruinar a aparência e às vezes até o gosto do produto final. Um vinho turvo pode ocorrer por várias razões, incluindo o método de preparação das uvas, a fabricação incorreta ou a contaminação dos equipamentos ou materiais. Há várias maneiras de clarificar um vinho turvo antes de descartá-lo que valem a pena serem testadas. A seguir estão os passos que os produtores caseiros podem seguir para clarificar um vinho turvo.

Instruções

Um vinho cristalino claro é o objetivo de todos os produtores (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Permita que o vinho clareie naturalmente, visto que esse método não afeta o sabor ou o equilíbrio químico. Leve-o para um ambiente mais frio, normalmente 12 °C abaixo da fermentação. O sedimento deve começar a assentar, caso contrário, adicione um pouco de vinho claro de uma safra anterior para acelerar o processo. Coloque o vinho em recipientes de fermentação limpos uma vez por mês durante seis meses até que ele fique claro. Alguns vinhos podem levar até um ano para clarificarem naturalmente.

  2. Use um agente clarificante, que está à venda em lojas de cerveja caseira. Prepare a clarificação de acordo com as instruções do fabricante e adicione ao vinho. Deixe repousar enquanto o sedimento assenta. Quando o vinho estiver claro, coloque-o em garrafas.

  3. Prepare um agente clarificante caseiro. Bata uma clara de ovo com 280 ml de vinho branco ou tinto e uma pitada de sal. Adicione ao vinho para clarificar até 38 litros.

  4. Adicione duas ou três gotas de leite ao vinho branco e deixe que se dissipe antes de guardá-lo em garrafas.

  5. Dissolva um pacote de gelatina em um pouco de água quente e adicione ao vinho tinto para ajudar na clarificação.

  6. Coloque um filtro de papel de vinicultor em um funil e despeje o vinho turvo através dele. Embora seja possível melhorar a claridade do vinho final, o sabor será afetado e, como o vinho está aberto, há o risco de oxidação. Portanto, a filtragem deve ser considerada como última opção.

O que você precisa

  • Agente clarificante
  • Clara de ovo
  • Leite
  • Gelatina
  • Filtro de papel para vinicultor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article