Classes de artrópodes

Escrito por valerie a. modreski | Traduzido por valéria wanda fernandes barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Classes de artrópodes
Os artrópodes incluem todos os insetos distinguíveis (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A classificação das espécies envolve o agrupamento dos animais, baseando-se em características similares. Criaturas parecidas com insetos pertencem a um filo de classificação de animais conhecido como Arthropoda, fazendo com que sejam artrópodes. Os dados científicos que diferenciam as classes de artrópodes são consideráveis, mas existem algumas ligações básicas e decifráveis entre as classes mais comuns dos Arthropoda.

Outras pessoas estão lendo

Principais componentes físicos

Todos os artrópodes compartilham características externas distintas. Elas incluem exoesqueleto, um corpo com simetria bilateral (corpo dividido em dois lados iguais); apêndices articulados; regiões corporais segmentadas (corpo dividido em partes de acordo com a função); e apêndices adicionais especializados. Os apêndices adicionais especializados melhoram a locomoção, a alimentação, a defesa e o sensoriamento. As principais classes de artrópodes podem ser caracterizadas por uma comparação do número de segmentos corporais, pernas e antenas.

Classes comuns

Existem cinco classes comuns de artrópodes: Crustacea, que inclui lagosta e camarão; Arachnida, que inclui aranhas, carrapatos e escorpiões; Insecta, que compreende os insetos; e Chilopoda para centopeias e Diplópoda para diplópodes.

Crustáceos

Existem mais de 30.000 espécies de crustáceos. Os crustáceos são essencialmente aquáticos e vivem nas águas salgadas de mares e oceanos. Essa classe é definida por ter dois tagmas (segmentos corporais): o cefalotórax (cabeça e tórax) e o abdômen. Eles possuem dois pares de antenas, apesar de que um dos pares pode ser difícil de ser visto, e cinco pares de pernas. O par de apêndices mais próximo da cabeça possui garras largas.

Arachnida

Esses artrópodes na verdade pertencem a uma subclasse de Arthropoda conhecida como Chelicerata. Eles se caracterizam por duas regiões corporais, um abdômen e um cefalotórax. Os quelicerados possuem seis pares de apêndices; os dois pares mais anteriores fazem parte da boca e os quatro pares restantes são as pernas. Eles não possuem antenas.

Insecta

Essa é a maior e mais abundante forma de vida conhecida. Há mais de 1 milhão de espécies de insetos que foram qualificadas e nomeadas cientificamente. A classe Insecta possui três tagmas (cabeça, tórax e abdômen) e um par de antenas. Eles possuem três pares de pernas, e muitos um ou dois pares de asas. O número de espécies de insetos que foram nomeados ultrapassa todos os outros animais nomeados e conhecidos.

Chilopoda e Dilopoda

Centopeias pertencem a classe Chilopoda e são alongadas e um pouco achatadas. Elas normalmente tentam encontrar lugares protegidos para viver e se esconder, como em solo fofo, folhas ou em troncos podres. Os Chilopoda possuem dois tagmas (cabeça e tronco), um par de antenas e muitos apêndices. A mandíbula desses animais possui um veneno com o qual paralisam presas.

Diplopodas, os diplópodes, também possuem dois tagmas (cabeça e tronco), um par de antenas e um tronco segmentado com várias patas. Os diplópodes normalmente são cilíndricos, apesar de que os cientistas recentemente descobriram algumas espécies de Dilopoda que possuem uma aparência achatada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível