Como o clima afeta as pessoas?

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o clima afeta as pessoas?
Temperatura afeta humor e personalidade das pessoas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

As diferenças entre um dia ensolarado de muito calor e outro chuvoso com frio podem ser muito maiores do que simplesmente a temperatura. Está provado que as mudanças climáticas afetam o comportamento e o humor dos humanos de várias maneiras. O fato de receber mais ou menos raios solares por dia pode ser crucial para definir o tipo de vida, as atitudes e sentimentos de alguém. Desde problemas de saúde até mesmo distúrbios psicológicos, o clima tem uma força imensa sobre as pessoas. Veja como ele pode afetar o seu dia a dia.

Outras pessoas estão lendo

A alegria do verão

O verão é a estação do ano mais esperada pelas pessoas. Não é à toa, já que sua chegada traz, além do calor, muita alegria. Quando alguém se expõe ao sol, há um aumento automático na produção de dopamina e serotonina no corpo humano, que estão conectados diretamente ao bom humor, felicidade e sensações de prazer. Pessoas com depressão, por exemplo, possuem um baixo nível desses hormônios, o que leva a uma constante sensação de tristeza. Além disso, com o verão, as pessoas acabam naturalmente saindo mais de casa, aumentando assim o contato social e melhorando o humor.

Como o clima afeta as pessoas?
Maior incidência de luz no verão está ligada a felicidade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Verão e seus excessos

Com a chegada do calor, é observado um aumento no número de crimes e contravenções no País. Um estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná em nove cidades brasileiras comprovou que, os dias com mais altas temperaturas, o número de atos violentos é maior. Agressões, estupros, roubos, homicídios e acidentes de trânsito seriam, segundo os estudiosos, resultado do aumento da temperatura. No verão, o fluxo de sangue é acelerado, o que leva uma maior oxigenação cerebral. A falta de perspectivas e as condições econômicas são fatores preponderantes para a criminalidade, porém o calor também pode ser um disparador de atos criminosos.

Inverno e sua introspecção

A chegada do inverno, com períodos bem menores de luz durante os dias, pode ser um sério problema para algumas pessoas. No Brasil, país tropical, não sentimos tanto a diferença, porém em algumas regiões da Europa e América do Norte a diminuição na incidência de luz é imensa. Nessa época, é comum o aumento da tristeza e pouca vontade de sair de casa, como se a pessoa quisesse hibernar. Nos países nórdicos, como Finlândia, Suécia, Noruega e Finlândia, onde o por do sol acontece por volta das 16 horas durante o inverno, o índice de suicídio no inverno é bastante alto.

Como o clima afeta as pessoas?
Clima mais frio diminui a atividade humana (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Depressão sazonal de inverno

É comum ter menos disposição nos dias frios, porém é preciso tomar cuidado para que isso não se transforme em algo mais grave. A depressão sazonal de inverno é bastante comum e seus sintomas são: aumento da quantidade de horas dormidas, dificuldades para sair da cama, variação do apetite, cansaço rápido, diminuição da libido e mudanças bruscas de humor. Além do tratamento terapêutico normal da doença com antidepressivos, os médicos receitam banhos de luz, a chamada fototerapia. A simples exposição da pessoa a maior quantidade de raios solares pode ajudar em sua recuperação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível