Mais
×

Cogumelos comestíveis que crescem em árvores mortas

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cogumelos selvagens são fungos. Eles costumam crescer no chão, em árvores, em troncos caídos ou em tocos. Alguns deles ajudam a decompor madeira morta, outros destroem árvores vivas e outros, ainda, têm uma relação benéfica para o cogumelo e a árvore. Quando for colher cogumelos selvagens para comer, é importante notar onde eles estão crescendo, para identificá-los. Existem muitos que são comestíveis, mas também há cogumelos selvagens venenosos para os humanos, sendo que alguns deles se parecem com as espécies comestíveis. Certifique-se de pegar um bom guia que inclua fotografias dos cogumelos, descrição dos que são comestíveis e informações sobre os venenosos similares. Não consuma cogumelos que não conheça. Há muitas falsas crenças sobre como dizer se um cogumelo é venenoso ou não; portanto, não conte com rumores do tipo "se você consegue descascar é seguro" ou "se um animal selvagem come, é seguro para os humanos".

Cogumelos comestíveis são uma adição saudável à alimentação (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cogumelo pompom (Hericium erinaceous)

Esse cogumelo, com formato de dente, tem agrupamentos de fios brancos que lembram pelos. Quando fresco, ele é branco puro; à medida que envelhece, fica amarelado. Pode crescer até 90 cm de diâmetro, o que facilita encontrá-lo na floresta, onde cresce em árvores, troncos caídos e tocos. O cogumelo pompom também é chamado de cogumelo leão.

Cogumelo ostra (Pleurotus ostreatus)

Encontrado em árvores e troncos caídos, esses cogumelos têm o chapéu grande, de cor branca a castanha, com formato parecido com o da concha de uma ostra. Os esporos curtos não são centralizados e possuem brânquias que correm pelas laterais. Costumam ser encontrados em aglomerações tão densas que os chapéus se sobrepõem.

Prateleira-de-enxofre (Laetiporus sulphureus)

Nomeado por causa do chapéu de cor vermelha-alaranjada bem forte e da superfície porosa com cor de enxofre, ele também é chamado de cogumelo-galinha-das-florestas. Não possui esporos, o chapéu se prende diretamente na árvore ou no tronco, em grupos grandes de chapéus que se sobrepõem e chegam até 90 cm de largura.

Maitake (Grifola frondosa)

Esse grande agrupamento frondoso pode chegar a pesar até 45 kg e é encontrado em tocos e na base das árvores. Os chapéus, parecidos com penas, se sobrepõem e se assemelham a uma galinha branca despenteada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article