on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como colher açafrão em casa

Atualizado em 24 março, 2017

O açafrão nasce de um bulbo redondo pequeno ou cormo e é vendido em seu estado dormente. A melhor época para plantar os bulbos é no fim do verão e começo do outono. As plantas maduras dão florzinhas roxas com três estigmas vermelhos-dourados que contêm fios em cada flor. O tempero é feito a partir desses fios secos. Os cormos estão disponíveis em níveis de tamanho. Os bulbos muito pequenos requerem uma estação a mais antes de florescerem, mas os cormos de 2,5 cm de diâmetro e maiores darão flores em sua primeira estação.

Instruções

O açafrão é feito dos fios dos estigmas das flores (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Coloque seus bulbos em uma sala com temperatura entre 15 e 18º C. O açafrão prefere essa temperatura depois de florescer.

    Loading...
  2. Forneça uma fonte de luz e a mantenha de 12 a 14 horas por dia. Os cormos em desenvolvimento precisam dessa quantidade diária de luz para se fotossintetizar corretamente.

  3. Seja cuidadoso com os botões de flores emergentes, que se desenvolvem com algumas semanas depois de plantados. As flores do açafrão abrirão depois de três a cinco dias, que é quando você poderá colher os fios.

  4. Corte ou arranque as flores quando nascerem.

  5. Você achará dois ou três estigmas vermelhos e três anteras douradas dentro da flor. Jogue as anteras fora, que são mais largas e menores que os estigmas, uma vez que você não as poderá usar para fazer o tempero.

  6. Puxe as pétalas das flores e arranque-as. Use um par de tesouras para cortar os fios do estigma vermelho o mais próximo possível da base.

  7. Coloque os fios com cuidado sobre pedaços de papel branco. Eles são particularmente delicados, então manuseie-os delicadamente. Coloque cada pedaço de papel em uma superfície de trabalho limpa em uma sala. Não abra nenhuma janela, já que o vento pode espalhar os fios.

  8. Examine os fios de açafrão semanalmente. Eles são muito leves e secarão completamente em uma semana. O açafrão poderá mofar se não for seco corretamente, então deixe-o por um tempo maior se você morar em um local muito úmido.

  9. Coloque saquinhos de sílica dessecante em uma jarra hermética e ponha os fios de açafrão dentro dela. Verifique se a jarra está hermeticamente fechada.

Loading...

O que você precisa

  • Sala com temperatura controlada entre 15 e 18º C
  • Luz artificial ou natural do sol
  • Tesoura
  • Superfície de trabalho
  • Pedaços de papel branco
  • Jarra de vidro hermética
  • Saquinhos de sílica dessecante

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...