As pimentas têm diversas cores e sabores. Os pimentões verdes são versões jovens das pimentas amarelas e vermelhas — que ainda não amadureceram. As do tipo malagueta e pimentas doces têm cores vibrantes e aromas fortes. Apesar da variedade, a coleta desses vegetais em uma plantação é a mesma. Elas devem estar firmes no centro e sem esponjosidade pois, quando estão esponjosas, significa que estão maduras demais.
Instruções
-
Aguarde o momento mais fresco do dia para fazer a coleta dos pimentões. Isso permitirá que os caules sarem sem se queimar ou murchar. Recolha as pimentas de manhã cedo, à noite ou em dias nublados sempre que possível.
-
Corte as pimentas da plantação usando uma faca limpa e afiada. Isso ajudará a prevenir danos às plantas. O corte no talo deve estar a cerca de dois centímetros e meio acima do pimentão. Como alternativa, você pode usar tesouras de poda limpas para fazer os cortes na plantação.
-
Escolha as pimentas que tiverem o tamanho e as cores que você deseja. Lembre-se de que os pimentões verdes são os amarelos e vermelhos ainda não amadurecidos. Colete os pimentões verde-escuros antes de amadurecerem, caso os queira nesta cor.
-
Deixe que as pimentas amadureçam até a cor desejada antes de colhê-las. Para obter o melhor sabor, pegue as vermelhas antes de amolecerem no centro. Quando a parte central dos pimentões está amolecida, significa que estão passando do ponto. Uma alternativa é colher as pimentas assim que amarelarem ou avermelharem e colocá-las numa janela para amadurecer.
-
Armazene os pimentões em temperaturas frias, mas não abaixo de sete graus Celsius. Guarde-os em recipientes com tampas bem fechadas.