Como começar a adicionar gérmen de trigo às refeições da família

Escrito por karen farnen | Traduzido por ana rodrigues
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Como começar a adicionar gérmen de trigo às refeições da família
O gérmen de trigo contém muitos nutrientes (Wheat image by Winks from Fotolia.com)

Aumente o sabor e a nutrição de suas refeições familiares adicionando gérmen de trigo. O gérmen de trigo contém uma grande porção da proteína, vitaminas e minerais de toda a baga de trigo natural. Ele é vendido em mercearias e mercados especializados, assim você não tem que sair do seu caminho para encontrá-lo. Seu delicioso sabor melhorará muitos pratos, uma vez que você aprenda a comprá-lo e utilizá-lo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

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    Compre apenas os gérmens de trigo mais frescos. Escolha a variedade torrada em frascos a vácuo ou o gérmen de trigo cru. Certifique-se de que o gérmen de trigo tostado não tenha atingido sua data de validade e que o nível de vácuo seja baixo. Você pode comprá-lo cru em caixas ou já em pacotes. Sinta o aroma antes de efetuar a compra caso a loja permita. O gérmen de trigo mofado tem um odor forte e desagradável, bem como um sabor amargo. O gérmen de trigo fresco, por outro lado, tem um aroma suave e doce, além de um sabor adocicado.

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    Guarde o seu gérmen de trigo corretamente. Depois de abrir um frasco fechado a vácuo, guarde-o na geladeira ou no freezer.

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    Adicione o gérmen de trigo a cereais prontos para o consumo, a fim de aumentar o sabor e a nutrição. Duas colheres de sopa de gérmen de trigo tostado acrescentam proteínas, vitaminas e um gosto crocante, semelhante a nozes.

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    Adicione o gérmen de trigo aos cereais cozidos. Substitua duas colheres de sopa de farinha de aveia ou outro cereal por gérmen de trigo cru, depois cozinhe como de costume. Você também pode adicioná-lo torrado ao cereal quente, após o cozimento.

    Como começar a adicionar gérmen de trigo às refeições da família
    Adicione gérmen de trigo ao cereal cozido (Comstock/Comstock/Getty Images)
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    Adicione o gérmen de trigo a panquecas caseiras, pães e outros assados. Substitua 1 1/2 xícaras de farinha de trigo por duas colheres de sopa de farinha com gérmen de trigo em uma receita de panqueca padrão. Aumente essa quantidade se você aprecia o sabor. Substitua cada fatia de pão ou fermento por até 1/4 de xícara de farinha de gérmen de trigo. Você também pode substituir duas colheres de sopa de farinha por gérmen de trigo em uma receita de biscoitos.

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    Utilize o gérmen de trigo para substituir metade do farelo de pão em sua almôndega favorita ou em sua receita de bolo. Manter uma parte do farelo proporciona uma forma mais familiar, com uma textura ligeiramente grossa. No entanto, se você gosta de uma textura mais fina, substitua todo o farelo de pão pelo gérmen de trigo.

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    Adicione o gérmen de trigo a coberturas de todos os tipos, desde caçarolas até sobremesas. Em vez de cobrir a sua caçarola com migalhas de pão e queijo parmesão, use gérmen de trigo e queijo parmesão ou substitua apenas metade das migalhas pelo gérmen de trigo. Ao fazer batatas ou legumes com miolo, misture o gérmen de trigo e o queijo italiano à mistura para fazer uma cobertura. O sabor do gérmen de trigo tostado é semelhante ao sabor da noz e vai especialmente bem com sobremesas. Transforme sua receita de folhado de maçã, substituindo metade da farinha na sua cobertura pelo gérmen de trigo. Misture-o com amendoins ou nozes picadas e use-o como uma cobertura para sorvetes. Sempre que você adicioná-lo às refeições da família, você torna o seu alimento tanto nutritivo quanto delicioso.

Dicas & Advertências

  • O gérmen de trigo tostado tem um gosto melhor em pratos que não vão ao forno. O gérmen de trigo cru e torrado funcionam melhor nesses casos.
  • Tanto os livros de receitas com orientações saudáveis como os tradicionais contêm receitas com gérmen de trigo. Verifique o seu acervo pessoal, bem como a biblioteca pública.

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