O que pode substituir farinha em receitas?

Escrito por timothea xi | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode substituir farinha em receitas?
Quando não houver farinha de trigo comum, outras farinhas podem servir (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Quando é preciso substituir a farinha comum em nossas receitas, ficamos cercados de opções. Além de estarmos cercados pela popularização dos produtos sem glúten e sem trigo, também podemos utilizar muitos ingredientes do armário para substituir rapidamente a farinha. Conhecer as características de uma determinada farinha o ajudará a antecipar os ajustes necessários a fazer nas proporções dos ingredientes para obter o produto final desejado.

Outras pessoas estão lendo

Outros itens comuns da despensa

Se a farinha não estiver disponível no armário para cozinhar, e a conveniência é sempre vantagem, substitua este ingrediente por outros itens que já estejam em sua despensa. Para uma xícara de farinha de trigo comum, use uma xícara e meia de farinha de rosca, ou uma xícara de fubá médio. Se tiver aveia em flocos em casa, use 1 1/3 xícaras. Se só tiver 2/3 de xícara de farinha comum, complete com gérmen de trigo.

Farinhas especiais

Se estiver procurando por uma farinha sem glúten ou desenvolvida para pessoas com alergia a trigo, ajuste os detalhes da substituição da farinha, pois pode resultar em uma massa mais pesada e de volume reduzido. Saiba que uma farinha sem trigo não é necessariamente sem glúten. Substitua 1/4 de xícara de farinha de trigo de uma receita por farinha de batata, que não contém glúten nem trigo e é uma farinha mais densa, portanto, é necessário apenas 5/8 de xícara. Farinha de arroz viscosa também não contém glúten nem trigo e pode substituir a farinha de trigo, mas tende a ser esfarelável e a absorver umidade, então, utilize 7/8 de xícara de farinha de arroz para cada xícara de farinha de trigo.

Misturas de farinhas

Apenas um tipo de farinha pura não é a única alternativa. Você pode misturar diferentes farinhas ou comprar misturas prontas para tê-las à mão. Para fazer uma mistura sem glúten, substitua o glúten por algum ingrediente que exerça a mesma função, seja goma guar, goma xantana ou amido gelatinizado. Um tipo de mistura de farinhas pode substituir a farinha comum xícara por xícara, e contém 1/2 xícara de farinha de soja, 1/2 xícara de farinha de tapioca e uma xícara de farinha de arroz integral.

Para aplicações específicas

Como há diferentes tipos de farinha de trigo destinados a tipos de receitas diferentes, algumas substituições exigem considerar o tipo de prato que está sendo feito. Farinha para confeitaria e farinha para bolos são mais delicadas que farinhas de trigo comuns, e são específicas para doces e bolos. Se você tiver apenas a farinha comum, para todos os fins, e sua receita pedir farinha para bolo, você pode utilizar a farinha comum, mas apenas 7/8 de xícara para cada xícara de farinha de bolo da receita, e adicionar duas colheres de sopa de amido de milho. A mesma substituição vale para a farinha de confeitaria, mas você também pode misturar partes iguais de farinha para bolo e farinha comum para obter um substituto para a farinha de confeitaria. Para pães fermentados, utilize farinha de centeio, que contém glúten e pode substituir até 40% da farinha de trigo da receita do pão. Talvez seja preciso acrescentar mais fermento para o pão crescer mais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível