O que comer após cirurgia de enxerto gengival

Escrito por abaigeal quinn | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que comer após cirurgia de enxerto gengival
O que comer após cirurgia de enxerto gengival (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Os enxertos gengivais são realizados quando ocorre recessão (recuo) que expõe a raiz dental, às vezes causando dor ou maior sensibilidade ao calor e ao frio. Nem todo recuo gengival requer cirurgia, mas quando isto acontece, coleta-se tecido adicional do teto bucal e este é transplantado na área onde o tecido está ausente. Cuidados orais adequados devem ser realizados para assegurar que o enxerto se integre naturalmente ao tecido gengival.

Outras pessoas estão lendo

O que esperar

Haverá algum inchaço imediatamente após a cirurgia, que você poderá ajudar a minimizar aplicando bolsa de gelo ao rosto a intervalos de 20 minutos, por um mínimo de quatro horas. Tente ser diligente com o gelo, pois este reduzirá muito a quantidade de edema no dia seguinte. Mantenha a cabeça elevada e repouse calmamente, limitando qualquer atividade física por 24 horas. Evite usar compressas quentes ou frias no primeiro dia. O calor pode amolecer o curativo protetor ao redor das gengivas e piorar o seu desconforto. Você poderá aplicar compressas quentes no dia seguinte, mas descontinue os tratamentos com gelo. A medicação para dor deve ser tomada conforme as instruções. Evite fumar e não lave a boca, cuspa, escove ou passe fio dental em seus dentes no dia subsequente à cirurgia; essas ações podem aumentar o sangramento.

O que comer após cirurgia de enxerto gengival
A medicação para dor deve ser tomada conforme as instruções (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Dieta

Espere até passar completamente a dormência na áreas, antes de tentar comer. Tome uma bebida fria ou coma algo bem mole e leve. Evite alimentos e bebidas quentes. Alimentos lácteos, como o iogurte, às vezes ajudam a diminuir náuseas, caso tenha alguma. Não use canudinhos no dia da cirurgia, pois isto pode perturbar a coagulação.

Nos dias seguintes você poderá ter um pouco mais de inchaço, mas é necessário consumir uma dieta rica em proteínas durante a cicatrização. Evite alimentos difíceis de mastigar, ácidos ou condimentados. Alimentos e bebidas mornos são melhores. Beba muito líquido, para não ficar constipado em virtude da medicação para dor. Os alimentos recomendados nesse momento são: sopas simples, cereais pastosos cozidos, pratos de frango e peixe mole, ovos e queijo. Outros bons alimentos são: purê de batatas, pudins e molho de maçã. Observe uma dieta mole por cinco ou seis dias após a cirurgia. Você pode adicionar outros alimentos à sua dieta, à medida que ocorre a cicatrização e você se sinta confortável ao comê-los.

O que comer após cirurgia de enxerto gengival
Algumas vezes, o iogurte ajuda a diminuir a náusea (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Recomendações gerais

Converse com seu médico sobre o tipo de cuidados orais a serem realizados após a cirurgia. Algumas recomendações de cuidados pós-cirúrgicos são a lavagem e a escovação leve no local, embora outros recomendem evitar completamente o local do enxerto por até 30 dias. Todas as cirurgias são diferentes, então siga estritamente as recomendações de seu cirurgião. Se ocorrer um sangramento mais do que leve após a cirurgia, contate seu médico. A exsudação é esperada no primeiro dia.

O que comer após cirurgia de enxerto gengival
Alguns cuidados pós-cirúrgicos são: lavar e escovar levemente o local, enquanto outros requerem evitar completamente o local do enxerto por até 30 dias (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível