Mais
×

Como comer frutos do mar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como comer frutos do mar. Os frutos do mar são uma fonte de proteínas e nutrientes que oferecem vários benefícios à saúde de quem come. Mesmo assim, muitas pessoas não comem, porque não sabem como preparar e cozinhar de modo seguro.

Instruções

Aprenda a preparar deliciosos frutos do mar (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Compre o seu marisco ou peixe. Os produtos frescos devem ser armazenados no gelo o tempo todo e nunca devem ser descongelados e recongelados. Perceba qualquer indício de que o peixe foi congelado.

  2. Se você está em um grupo de risco ou come muitos frutos do mar regularmente, selecione os produtos que tenham baixos índices de mercúrio. Camarões e peixes light enlatados geralmente possuem menos mercúrio que peixes grandes, como por exemplo, tubarão ou peixe-espada. Procure por acompanhamento médico antes de servir qualquer fruto do mar para crianças pequenas, pessoas com doenças, mulheres grávidas ou amamentando.

  3. Guarde seu produto fresco no refrigerador o mais rápido possível e ponha os itens congelados de volta ao freezer imediatamente. Mantenha esses itens separados de outros alimentos e nunca misture comida crua e comida cozida. Use facas e tabuas separadas durante toda preparação do alimento.

  4. Descarte conchas quebradas ou aquelas que ainda não foram abertas após o cozimento. Use um abridor especial para moluscos, ostras ou mexilhões e uma tigela grande para as conhas vazias.

  5. Sirva o seu marisco com molhos fortes e experimente cozinhar com receitas e cozinhas diferentes. Os vários tipos de marisco são muito versáteis já que você pode transformá-los em qualquer coisa, de um espeto de camarão frito com pimentão a uma tigela de mexilhões com alho.

Aviso

  • Modere o consumo de mariscos para não exceder a quantidade recomendada semanalmente, que são duas porções para mulheres e três ou quatro para homens.
  • Alguns mariscos possuem alto colesterol.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article