on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como comer a goiaba-serrana

Atualizado em 17 abril, 2017

A goiaba-serrana é uma pequena fruta verde com formato oval que mede de 2 cm a 9 cm de comprimento e amadurece no outono. Ela é nativa da América do Sul onde cresce nas montanhas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Também é possível encontrá-la na Nova Zelândia e no sul da Austrália. Sua polpa tem sementes gelatinosas no centro e é mais firme próxima da casca, onde sua textura é granular e levemente arenosa. Seu sabor é peculiar e tem sido comparado ao da goiaba, do abacaxi e do kiwi. Ela também é conhecida como goiaba-abacaxi ou feijoa.

Instruções

A goiaba-serrana é uma fruta do outono (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Não é possível dizer se a goiaba-serrana está madura apenas pela aparência, pois ela apresenta o mesmo tom de verde independentemente de estar madura ou podre. A melhor fase para comê-la é quando ela cai da árvore. Se for comprá-la em uma loja, pressione-a levemente, pois se ela estiver madura, cederá à pressão. Sua consistência deve ser igual a de uma banana madura.

    Loading...
  2. Com uma faca, corte a goiaba-serrana longitudinalmente. A sementes da polpa devem ser claras e gelatinosas, mas se estiverem ficando marrom, a fruta está demasiadamente madura, embora ainda possa ser consumida. Use uma colher de chá para retirar a polpa e comê-la, mas não coma a casca. Também é possível fazer um pequeno buraco na fruta e espremê-la para sugar seu conteúdo, porém isso irá fazer mais bagunça.

  3. A goiaba-serrana pode ser usada em bebidas, vitaminas, compotas, geleias, sorvetes, iogurtes, bolos, vinhos, tortas e chutney. Pique-a para usá-la em saladas, molhos, saladas de fruta e nos cereais. Ela pode ser misturada com outras frutas ou vegetais para criar pratos com sabor requintado.

Loading...

Dicas

  • A goiaba-serrana amadurece à temperatura ambiente.

O que você precisa

  • Goiaba-serrana
  • Faca
  • Colher de chá

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...