Como comparar e opor teorias de Piaget e Vygotsky

Escrito por rebeca renata | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comparar e opor teorias de Piaget e Vygotsky
Os dois teóricos ofereceram grandes contribuições às áreas da psicologia desenvolvimentista aplicada à educação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Jean Piaget era um psicólogo desenvolvimentista nascido na Suíça em 1896 que ficou famoso pelas suas teorias sobre desenvolvimento infantil, particularmente pela teoria do desenvolvimento cognitivo. Ele popôs uma teoria de estágio de desenvolvimento que ligava a interação entre desenvolvimento cognitivo e biológico nas crianças. Lev Semyonovich Vygotsky foi um psicólogo nascido na Rússia em 1896, que ficou famoso pela sua teoria do desenvolvimento sociocultural e que acreditava que este ocorre principalmente através de interação com a cultura da pessoa. Os dois teóricos ofereceram grandes contribuições às áreas da psicologia desenvolvimentista aplicada à educação.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Compare as teses básicas de Piaget e Vygotsky de desenvolvimento cognitivo, Explique que Piaget viu o desenvolvimento cognitivo a partir de uma perspectiva biológica e acreditava que a inteligência brota de uma habilidade humana de se adaptar e organizar. Esclareça que Piaget acreditava que as crianças organizam ideias em grupos ou "esquemas", através dos quais, elas assimilam informação nova ou acomodam a informação que não se encaixa nos esquemas existentes. Compare isso com a teoria de Vygotsky de desenvolvimento cognitivo, na qual as crianças transformam e internalizam a informação sobre o mundo através da linguagem. Para Vygotsky, a interação social é o principal ímpeto para o desenvolvimento. Quando uma criança ouve uma linguagem, ela a imita até que esta se torne internalizada e seja representada na mente como um discurso interno.

  2. 2

    Observe as visões das duas teorias sobre a progressão do desenvolvimento. Explique que Piaget acreditava que o desenvolvimento precede o aprendizado. Isto é, uma criança parte de uma posição autocentrada e desenvolve seu próprio acordo, movendo-se de si mesma para o mundo social à medida que se desenvolve. Compare isto com Vygotsky, que acreditava que o desenvolvimento começa com a socialização e a aquisição da linguagem, que por sua vez leva ao desenvolvimento do aprendizado.

  3. 3

    Vejas as grandes contribuições de cada teórico. Repare que Piaget usou um modelo de estágio de desenvolvimento para mostrar a conexão entre o desenvolvimento biológico e cognitivo de uma criança. Compreenda que esse modelo demonstra o âmago da crença de Piaget de que o crescimento do cérebro está relacionado com o cronológico, sublinhando a conexão com a biologia. Compare isto com a crença de Vygotsky de que a linguagem e a cultura são partes integrantes do desenvolvimento. Explique que Vygotsky propôs que as crianças constroem seu conhecimento a partir das interações sociais e que o aprendizado promove o desenvolvimento. Para Vygotsky, a linguagem é o principal mediador do aprendizado social e do desenvolvimento.

Dicas & Advertências

  • As pesquisas tanto de Vygotsky quanto de Piaget tiveram grande impacto na educação e ajudaram os educadores a encontrar os métodos desenvolvimentistas mais apropriados para ensinar às crianças.
  • Ambos os teóricos acreditavam que o discurso egocêntrico fosse um processo importante de desenvolvimento. No entanto, Vygotsky acreditava que este fosse um processo de prática e internalização do que estava sendo aprendido, enquanto Piaget acreditava que demonstrasse o estágio autocentrado de desenvolvimento de uma criança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível