×
Loading ...

Como conseguir um empréstimo na Caixa

Não raro, precisamos de um dinheiro extra para resolver problemas, realizar sonhos antigos, pagar uma dívida urgente, cobrir uma despesa inesperada ou se programar para um investimento especial. As mudanças na economia brasileira tornaram o crédito cada vez mais acessível à população brasileira. Um dos melhores locais para conseguir um empréstimo é a Caixa Econômica Federal, banco 100% público que conta com uma série de facilidades. Sabia como conseguir o dinheiro que precisa, em condições satisfatórias.

Instruções

Obter um empréstimo na Caixa está cada vez mais fácil (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

    Como obter o empréstimo

  1. Antes de mais nada, é interessante fazer uma simulação online, para descobrir qual o valor mínimo que você pode retirar em um empréstimo. No site da Caixa Econômica Federal (veja o link na seção Recursos) é possível inserir alguns números, como sua renda mensal e o número de parcelas a serem pagas. Por meio deste cálculo é possível saber, antes mesmo de ir ao banco, como seria este empréstimo e se ele é viável, levando em consideração os seus rendimentos.

    Loading...
  2. A Caixa Econômica Federal conta com diversas modalidades de empréstimo. Algumas são concedidas especialmente para bancar algum tipo de investimento ou despesa, como reforma de casa, compra de veículo ou pagamento de cursos universitários, entre outros. O crédito pessoal é o mais simples e comum, voltado para pessoas físicas e sem nenhum tipo de exigência específica quanto ao uso do dinheiro. As exigências são poucas e, comprovando ter renda fixa mensal, as chances de obter o empréstimo são altas. Está tudo certo? Agora é só ir a uma agência.

  3. Os empréstimos da Caixa Econômica Federal podem ser feitos com juros pré ou pós-fixados. No primeiro caso, o parcelamento pode ser feito em até 48 meses, enquanto no segundo exemplo o prazo é um pouco menor, caindo para 36 meses. Há ainda o empréstimo consignado, descontado diretamente do salário, desde que a empresa contratante realize o pagamento em conta da CEF. A regra também vale para quem recebe benefícios como aposentadoria ou pensões do INSS.

  4. As modalidades com amortização mensal possuem prestações fixas e mensais, sempre calculadas pela Tabela Price, medida padrão em vários tipos de financiamento. No caso das modalidades prefixadas, a definição desses juros são definidos pela taxa em vigor na data da contratação, devidamente deduzidos do empréstimo no ato da contratação. Já nas pós-fixadas, são cobrados juros + TR (Taxa de Referência), exigidos mensalmente. Entre os encargos embutidos no empréstimo estão o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Loading...

O que você precisa

  • Conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certidão negativa de débito

Referências

Loading ...
Loading ...