Consertando o ventilador de um Jeep Cherokee

Escrito por don bowman | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Consertando o ventilador de um Jeep Cherokee
Jeep Cherokee (Car jeep image by Nataliya Kamantseva from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Introdução

Um Jeep Cherokee utiliza um ventilador com uma mola expansora da embreagem preenchida com silicone para o arrefecimento do motor. Este tipo de ventilador tem sido usado por um longo tempo na maioria dos veículos de tração traseira. Foi desenhado para permitir que o ventilador opere somente quando a temperatura do motor precisar de arrefecimento extra. Sua capacidade de ligar e desligar ajuda na economia de combustível e requer menos potência para operar.

Como o ventilador funciona

Quando o carro é ligado e o motor está frio, a embreagem do ventilador é liberada e opera solta. Ela permanece solta enquanto a temperatura estiver abaixo dos 100ºC. Quando o veículo está parado com o motor ligado e não há ar soprando através do radiador, a temperatura começará a subir e a embreagem do ventilador vai entrar em ação e soprar mais ar no radiador, arrefecendo-o. Logo que a temperatura desce e a embreagem do ventilador arrefece, ele irá parar e não mais tirará potência do motor. A embreagem do ventilador também é liberada quando o carro está em aceleração para permitir mais potência.

Diagnosticando o ventilador

Para diagnosticar a embreagem do ventilador, levante o capô do veículo e, com o motor desligado, gire-o um pouco com a mão. Você perceberá se o ventilador está preso se ele não girar livremente. O ventilador ainda resfriará o motor, mas vai tirar excesso de força e reduzir a economia de combustível. No final das contas, o ventilador preso irá se soltar na parte interior e terá de ser substituído.

Observações

Se o ventilador girar com alguma resistência, ligue o motor e deixe-o aquecer. Observe a velocidade do ventilador e a quantidade de ar expelido quando frio. Observe a temperatura do motor no indicador. Quando a temperatura subir acima da marca normal, o ventilador deve ganhar velocidade e expelir muito mais ar. Se as pás do ventilador estiverem girando tão lentamento a ponto de cada uma poder ser vista enquanto o motor aquece, a embreagem do ventilador está defeituosa e necessita de ser substituída.

Possíveis problemas

Se as lâminas estiverem girando rápido, mas o ar não é expelido, observe a temperatura, quando atingir um nível um pouco acima do normal, o ventilador deverá funcionar e um aumento de fluxo de ar deve ser sentido. Se você não sentir um aumento do fluxo de ar, o ventilador está defeituoso. Se ele ligar e mesmo assim a temperatura aumentar de forma constante, o termostato ou radiador estão com defeito. Sinta a mangueira do radiador superior. Ela deve estar quente ao toque. Se não estiver, o termostato estará preso e não se abrirá. Se estiver quente, o problema é com o radiador. Substitua o termostato ou radiador como indicado e, em seguida, teste novamente o ventilador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível