Conservantes para pães caseiros

Escrito por rachel conoley | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conservantes para pães caseiros
Pães caseiros infelizmente estragam mais rápido (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Se você costuma fazer seus próprios pães, seja para economizar, porque você gosta do sabor ou para evitar os conservantes artificiais do pão industrializado, deve ter provavelmente notado que, apesar das muitas vantagens, o pão caseiro apodrece mais rápido que o comprado pronto, devido à falta dos conservantes. Entretanto, você pode usar alguns conservantes naturais e caseiros para fazer o pão durar mais.

Outras pessoas estão lendo

Canela

Um estudo publicado em 2008 por pesquisadores espanhóis revelou que o óleo de canela usado para untar o papel manteiga inibe o crescimento de mofo sobre o pão durante vários dias. O óleo de canela pode também inibir o crescimento de levedura, então, se você for usá-lo para conservar o pão, nunca o faça antes de deixar a massa crescer. Misture-o à massa no último passo, ou adicione canela em pó, ou ainda pincele o pão com óleo de canela logo antes de assar.

Ácido ascórbico

O ácido ascórbico, ou vitamina C, é um ótimo aditivo para o pão, por várias razões. Não apenas é uma vitamina essencial, mas também melhora a fermentação proporcionada pelo fermento ao ser acrescentado à massa nos passos iniciais de preparação da receita. Também funciona como conservante depois que o pão estiver cozido. Se você não conseguir encontrar ácido ascórbico, que é vendido em forma de pó em várias lojas de produtos naturais, pode substitui-lo por um comprimido de vitamina C esmigalhado.

Alho

O alho é outro tempero com propriedades de conservação. Um estudo publicado no ano 2000, na Dinamarca, revelou que o óleo de alho, juntamente com o de cravo-da-índia e de canela, estão entre os mais eficientes conservantes de pão. Para um efeito mais forte, use alho fresco ou óleo de alho ao invés da versão em pó.

Outros temperos

Se você não gosta de alho ou de canela, não se desespere: eles não são suas únicas opções. Vários temperos funcionam como conservantes; na realidade, essa é uma razão da sua popularidade na história da culinária. Gengibre, óleo de cravo-da-índia e de mostarda também são conservantes de pães caseiros.

Mel

O mel puro nunca desenvolverá bolor, já que sua concentração de açúcar é alta demais e não forma água o suficiente para o bolor crescer. Infelizmente, o mesmo não se aplica ao pão feito com mel, já que ele precisa ser misturado à água durante a preparação da massa. Entretanto, o mel ainda pode conservar o pão, porque contém os açúcares simples frutose e glucose, ao invés da sacarose, usada como açúcar comum, e esses açúcares simples atraem mais moléculas de água.

Técnicas de armazenamento

Além dos conservantes que você pode adicionar ao seu pão para mantê-lo fresco, você pode usar técnicas de armazenamento que ajudarão a conservá-lo por mais tempo. Mantenha o pão em um local arejado (mas não na geladeira, pois vai ressecá-lo). Lave bem as mãos antes de tocar o pão, e tente manusear apenas a parte que você vai comer imediatamente. Evite que o pão toque o balcão ou outros alimentos. Mantenha-o em um saco fechado e sem ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível