×
Loading ...

Como conservar sementes de frutas

Cultivar sementes de frutas e hortaliças é um modo barato de fazer plantações no seu jardim. Guardando sementes das suas próprias plantas poupará ainda mais dinheiro e assegurará sementes das suas plantas favoritas. Muitas plantações de jardim, incluindo tomates, bagas, melões e algumas árvores de fruto produzem boas sementes. Os frutos tendem a rodear as sementes com uma polpa pegajosa que precisa ser retirada cuidadosamente para que as sementes sejam bem conservadas.

Instruções

Preserve fruit seeds for later planting. (Seeds image by Beth Porter from Fotolia.com)
  1. Corte a fruta ao meio e retire as sementes com uma colher. Coloque-as num coador e enxague a maior quantidade possível de polpa.

    Loading...
  2. Coloque as sementes cobertas por uma polpa gelatinosa, difícil de tirar, dentro de um copo. Encha o copo com água e deixe-o pousado por três a cinco dias. Deite a polpa fora, assim que esta emerjir para o topo da água e as sementes se acumularem no fundo do copo.

  3. Espalhe as sementes numa toalha de papel. Coloque-as num quarto seco, bem ventilado para secarem. A secagem demora aproximadamente de cinco a sete dias.

  4. Coloque uma etiqueta num saco de papel com o tipo de fruta e a data da colheita. Coloque as sementes secas lá dentro. Dobre a parte superior do saco e sele-o.

  5. Armazene as sementes num lugar ventilado e seco até que possa semeá-las.

Loading...

Dicas

  • No caso de não ter um local adequado de armazenamento, conserve os sacos das sementes dentro de um jarro fechado no frigorífico.

Aviso

  • As sementes híbridas raramente produzem plantas de boa qualidade. Guarde apenas as sementes de frutas de polinização-aberta ou de herança.

O que você precisa

  • Coador
  • Copo
  • Toalhas de papel
  • Saco de papel

Referências

Loading ...
Loading ...