Mais
×

Como conservar suco de gengibre

Atualizado em 19 julho, 2017

O suco de gengibre é tradicionalmente utilizado na culinária chinesa para marinar carnes ou incrementar molhos. As propriedades medicinais do gengibre são frequentemente exaltadas e, nos últimos anos, algumas pessoas passaram a ingerir porções inteiras do sumo da raiz de uma só vez. No entanto, como a bebida é muito forte, o ideal é que ela seja consumida em pequenas quantidades, tornando essencial a conservação das porções não utilizadas do suco. Além disso, o gengibre possui propriedades antibacterianas que facilitam sua conservação e reduzem a probabilidade de contaminação.

Instruções

    Armazenando o suco de gengibre

  1. Esterilize o pote de vidro lavando-o com água quente e sabão, enxaguando-o e secando-o. Vidros danificados não fecharão hermeticamente, então, certifique-se de que o pote escolhido não possui lascas ou rachaduras.

  2. Prepare a tampa de acordo com as instruções do fabricante. Por exemplo, as tampas de metal são geralmente equipadas com um componente selador que precisa ser aquecido antes do uso.

  3. Encha o pote com o suco de gengibre até 4 cm antes da borda.

  4. Limpe a borda do pote e feche-a utilizando um pano estéril.

  5. Enrosque a tampa do pote. Certifique-se de que esteja bem fechada, mas cuidado para não apertá-la demais. Uma tampa muito apertada pode atrapalhar a ventilação adequada do pote. Reserve-o.

  6. Encha a panela até a metade com água. Coloque-a sobre o fogo e aqueça a água a 60°C. Use um termômetro culinário para acompanhar a temperatura da água corretamente e ajuste a chama para manter a água a 60°C.

  7. Coloque o pote fechado no fundo da panela por 30 minutos. Certifique-se de manter a água a 60°C e os potes completamente submersos.

  8. Após esse tempo, remova o pote cuidadosamente e deixe-o esfriar completamente por cerca de duas horas. Evite colocar o pote sobre uma superfície gelada, pois isso pode rachá-lo.

  9. Verifique se o pote está bem selado e limpe qualquer resíduo de suco.

  10. Armazene em um local escuro e arejado. A refrigeração somente será necessária após a abertura do pote.

    Congelando o suco de gengibre

  1. Despeje o suco dentro de um vidro limpo ou pote resistente ao freezer.

  2. Feche bem o recipiente, deixando um espaço de aproximadamente 4 cm na borda.

  3. Coloque o pote no freezer. Como o suco de gengibre não é 100% composto por água, demorará um pouco mais para solidificar. O pote pode ficar armazenado no freezer por até seis meses.

  4. Descongele apenas antes do consumo. O suco que permanecer congelado pode ser novamente armazenado no freezer.

Dicas

  • Se você for produzir seu próprio suco de gengibre para conservação, use apenas as raízes mais frescas, selecionando os gengibres mais robustos e firmes e que estejam livres de hematomas. Evite utilizar as raízes enrugadas, elas provavelmente estão secas ou velhas. Considere adicionar suco de limão ao de gengibre antes de congelá-lo. O suco de limão é um conservante natural que ajudará a estender a vida útil do suco de gengibre.
  • Utilize uma pinça culinária para retirar os potes da panela com água quente.

Aviso

  • Potes de vidros utilizados para produtos em conserva são geralmente preparados para aguentar temperaturas extremas. Certifique-se de utilizar um recipiente que tolere tanto temperaturas quentes quanto frias.

O que você precisa

  • Pote de vidro com tampa hermética
  • Pano estéril
  • Panela funda
  • Termômetro culinário
  • Recipiente para freezer
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article