Como construir e analisar uma matriz BCG

Escrito por pamela fay | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir e analisar uma matriz BCG
A matriz BCG pode ajudá-lo a analisar as vacas leiteiras (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O "Boston Consulting Group" desenvolveu a matriz BCG na década de 1970. É um quadro que pode ser utilizado para analisar e definir estratégias para portfólios de produtos. Dependendo de onde o produto for posicionado na matriz, as empresas podem utilizá-la para determinar como alocar seus recursos. A matriz BCG é utilizada por consultores e gerentes em empresas de todo o mundo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desenhe uma grade. Em um pedaço de papel, faça um quadrado de cerca de 13 centímetros. Você pode fazê-lo no PowerPoint ou em um programa de desenho. Desenhe uma linha horizontal e uma linha vertical para dividir os quadrados uniformemente em quatro quadrantes. Ao longo da borda inferior do quadrado, do lado de fora, classifique a linha do eixo X como "Participação de Mercado." Sob o rótulo, desenhe uma seta apontando para a direita. Ao longo da borda esquerda do quadrado, na parte externa, nomeie o eixo Y verticalmente como "Crescimento do Mercado". À direita do título do eixo, desenhe uma seta apontando para cima.

  2. 2

    Nomeie os quadrantes. Começando com o quadrante no canto inferior esquerdo, escreva "Cachorros" no seu centro. Movendo no sentido horário, rotule o quadrante superior esquerdo como "Oportunidades". O quadrante seguinte é "estrelas." O quadrante final, no canto inferior direito, é "Vaca Leiteira". Familiarize-se com o que a matriz BCG ilustra utilizando os títulos e as setas. Os dois melhores quadrantes indicam um crescimento alto. Os dois quadrantes inferiores indicam um crescimento baixo. Os dois quadrantes à esquerda indicam baixa participação de mercado. Os dois quadrantes à direita indicam participação de mercado elevada. (Você pode ver a matriz BCG em uma configuração inversa, entretanto, a análise não mudará.)

  3. 3

    Desenvolva uma estratégia para cachorros. Antes de analisar seus produtos e colocá-los nos quadrantes, considere o que os quadrantes significam.Cachorros são os produtos que ocupam um nicho de mercado pequeno. No entanto, têm baixa participação de mercado e crescimento de mercado baixo. O mercado é maduro. O produto não vai crescer e, provavelmente, não justificará um investimento financeiro em vendas e marketing. Em alguns casos, no entanto, um cachorro tem uma justificativa estratégica de existir. Por exemplo, o produto pode reforçar o valor da marca para toda a linha de produtos. No entanto, na maioria dos casos, os cachorros devem ser descontinuados. Crie uma estratégia de descontinuação.

  4. 4

    Desenvolva uma estratégia para vacas leiteiras, que são produtos que têm alta participação de mercado e crescimento de mercado baixo. Embora estes produtos também estejam em mercados maduros, eles geram dinheiro, ao contrário dos cachorros. Esse dinheiro sustenta o crescimento em outras áreas. Crie estratégias que mantenham ou melhorem a lucratividade.

  5. 5

    Desenvolva uma estratégia para oportunidades, que são produtos que têm baixa participação de mercado e crescimento elevado. Com investimentos estratégicos, uma oportunidade pode se tornar uma estrela. Porém, também pode se tornar um cachorro. A diferença está em saber se você é capaz de aumentar suficientemente o crescimento de mercado. A menos que a participação de mercado aumente, as oportunidades drenam o marketing, a produção, e o dinheiro de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Decida se investirá ou se descontinuará a linha de produtos, vendendo-a para um concorrente. Desenvolva e invista pesadamente em estratégias de crescimento de mercado caso você decida mantê-la.

  6. 6

    Desenvolva uma estratégia para estrelas, que são produtos que têm tanto elevada participação de mercado como crescimento de mercado alto. As estrelas geram grandes quantidades de dinheiro, mas também usam grandes quantidades de dinheiro. Estrelas não criam lucros, como vacas leiteiras. No entanto, se você for capaz de manter a participação de mercado, elas acabarão migrando para vacas leiteiras. Embora isso possa custar caro, desenvolva estratégias que mantenham a participação de mercado.

  7. 7

    Analise o portfólio completo de produtos. Avalie a participação e o crescimento de mercado frente a cada um de seus concorrentes e do ambiente competitivo total. Coloque cada produto em um dos quatro quadrantes da matriz BCG. Se a estratégia para o quadrante parecer fazer sentido com um pequeno ajuste, você está no caminho certo. Se a estratégia parecer inadequada, analise o crescimento do mercado e os números de participação de mercado novamente. Alguns produtos realmente se equilibram na linha e podem precisar de um impulso de uma maneira ou de outra. Estratégia é, afinal, fazer escolhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível