Como construir a asa de um modelo de avião

Escrito por andrew dewitt | Traduzido por mariana silva gray
Como construir a asa de um modelo de avião
As asas são as partes mais importantes e complicadas na construção de um aeromodelo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Aeromodelos dependem de suas asas para voar. A asa é um dos elementos mais importantes e complicados de ser criado. Ela deve ser leve, mas também resistente e capaz de suportar o peso do resto da aeronave. Dessa forma, construir uma asa de um aeromodelo é como montar um quebra-cabeça de madeira. Porém, a construção da asa poderá ensinar o construtor sobre a física do voo.

Instruções

  1. 1

    Recorte os pedaços necessários para a asa do aeromodelo a partir de uma chapa de madeira de balsa. Corte 12 nervuras com 2,5 cm de largura e 1,8 cm de comprimento. Elas devem ser finas e retas no lado esquerdo e ter uma borda redonda larga no lado direito.

  2. 2

    Recorte quatro tiras de madeira de balsa que tenham 15 cm de comprimento e 3 mm de largura. Faça mais quatro tiras com 15 cm de comprimento e 1,5 mm de largura. Use uma serra vertical para cortar cada uma dessas formas da chapa de madeira.

  3. 3

    Faça um entalhe quadrado nas nervuras para que a tira mais fina de madeira possa ser inserida dentro dele. Empilhe e pressione as nervuras para que possa cortar todos os entalhes ao mesmo tempo. Opcionalmente, pode-se também fazer dois furos dentro das nervuras para reduzir o peso. Faça isso posicionando uma forma de um "D" reverso no lado direito e um triângulo longo dentro da seção esquerda da nervura. Use uma pequena furadeira para criar o furo inicial e corte as formas usando uma serra vertical.

  4. 4

    Vire as nervuras de lado e espace-as em 2,5 cm. Coloque uma pequena quantidade de cola de madeira dentro da fenda e uma tira de 15 cm que tenha 1,5 mm de largura dentro do entalhe. Faça isso também no lado inferior. Repita o processo mais uma vez para que as nervuras fiquem seccionadas nas duas formas firmes da asa. Cole uma tira de 1 mm de largura e 15 cm de comprimento da madeira de balsa na frente de cada grupo de nervuras.

  5. 5

    Cole outra tira na parte posterior das nervuras. Você pode manter as seções das asas separadas ou uni-las colando um retângulo de madeira que tenha 5 cm de comprimento e 2,5 cm de largura entre as asas.

O que você precisa?

  • Chapa de madeira de balsa de 30 cm x 30 cm e 1 mm de espessura
  • Cola de madeira
  • Serra vertical
  • Furadeira
  • Lápis

Lista completaMinimizar