Como contar as calorias de uma refeição caseira

Escrito por samantha lowe | Traduzido por michel makarios
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Como contar as calorias de uma refeição caseira
Determinar as calorias em refeições caseiras é desafiador (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Determinar a quantidade de calorias dos alimentos que você consome é uma maneira de manter um peso corporal saudável e os requisitos dietéticos para você e sua família. Enquanto a maioria das calorias é especificada nas embalagens de alimentos prontos, contar as calorias de refeições caseiras pode ser desafiador, pois requer que todos os ingredientes sejam considerados na contagem, e existem calorias extras, como temperos e outros condimentos, que não são considerados normalmente. Com alguma paciência e o uso da matemática, as calorias de refeições caseiras podem ser facilmente determinadas para ajudar a se ter uma alimentação saudável ou alcançar uma metas de dietas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Balança alimentar
  • Calculadora

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Instruções

  1. 1

    Determine a quantidade de calorias de cada ingrediente. Utilize uma balança alimentar, recursos online como calculadoras (encontradas na seção recursos desse artigo) ou as informações nas embalagens para descobrir quantas calorias cada ingrediente contém.

  2. 2

    Meça a quantidade de alimentos a ser utilizada na receita. Escreva cada quantia e a quantidade correspondente de calorias ao lado. Por exemplo, dois copos de um alimento correspondem a 100 calorias, mas se você estiver utilizando um copo apenas, escreva "50 calorias" ao lado do grupo alimentício em sua lista.

  3. 3

    Some a quantidade de calorias em sua lista, seja à mão ou utilizando uma calculadora. Escreva o resultado final no papel.

  4. 4

    Determine quantas pessoas consumirão a refeição.

  5. 5

    Divida o número calórico geral da refeição pela quantidade de pessoas que a consumirá. Essa será a quantia final para cada porção da refeição.

Dicas & Advertências

  • Caso alguém coma uma quantidade maior da refeição, meça as calorias calculando o peso da refeição e dividindo pela quantidade geral de calorias da comida.
  • Utilize gorduras não saturadas no lugar das saturadas para criar pratos mais saudáveis e com menos calorias.
  • Encorpe uma refeição com muitos vegetais e frutas para substituir alimentos calóricos.
  • Manteiga, óleos e carnes podem acrescentar grandes quantidades de calorias a uma refeição.

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