Como contar pontos no tênis

Escrito por henry francis | Traduzido por ana olson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como contar pontos no tênis
O sistema de pontuação do tênis, que data de 1415, ainda é usado hoje (Julian Finney/Getty Images Sport/Getty Images)

A origem do sistema de pontuação intrigante do tênis, bem como a do esporte em si, não é totalmente clara. Alguns sugerem que o sistema 15/30/40 veio do mostrador de um relógio, em uma partida que foi vencida quando um jogador alcançou a posição de 12 horas, tendo trabalhado ao redor do relógio. Outros sugerem que os franceses criaram o sistema de pontuação e reconheceram o número 60 como significativo em sua cultura e, assim, um jogador de tênis deveria chegar a 60 em quatro etapas antes de vencer um jogo.

Outras pessoas estão lendo

Games

Games são jogados em um total de quatro pontos - a menos que haja um empate - com os jogadores que se deslocam de 0 - conhecido como "love" - a 15, 15 a 30, 30 a 40, e 40 para ganhar o game. Os game devem ser vencidos por uma margem de dois pontos ou mais. No entanto, se um jogador estiver vencendo 40-30 e seu oponente empate - o que é chamado de "deuce" - o jogo deve continuar até um jogador ter uma margem de vitória de dois pontos. Quando o jogo estiver em deuce e um jogador marcar um ponto, é concedida a ele uma "vantagem". Se ele ganhar o ponto seguinte, vence o jogo. Se ele perder o ponto seguinte, o jogo retorna para deuce. Isso continua até que a margem de vitória de dois pontos seja estabelecida por um dos jogadores, que ganha o ponto deuce e depois ganha o ponto de vantagem. O jogador que estiver sacando tem sua pontuação indicada em primeiro lugar, mesmo que ele esteja perdendo. Assim, por exemplo, se um jogador estiver sacando, mas perdendo por dois pontos a zero, a pontuação é lida como love para 30.

Sets

Um set é vencido quando um jogador vence seis games, mas só se tiver dois games de vantagem - um jogador não pode ganhar um set por 6 a 5, por exemplo. Quando o placar em um set atinge 5-5 em games, ou ele vai concluir com um jogador vencendo os dois games seguintes, para vencer o set por 7 a 5, ou os jogadores atingirão 6 a 6, altura em que um tie break (desempate) será jogado para decidir o vencedor do set. Como durante os games, a pontuação em um set é denotada pelo sacador. Assim, se um jogador estiver sacando, mas perdendo o set por 2 a 4, esta é a forma como o placar será anunciado. Quando escrito em um placar, o jogador que está sacando é indicado por um asterisco ao lado do número de games vencidos. Por exemplo, se o jogador que saca lidera o set por *5 a 1, o placar será expresso desta maneira.

Tie breaks

Tie breaks (também conhecidos como desempates) são usados ​​para determinar o vencedor de um set uma vez que o placar atinge 6 a 6 em games. O placar de um tie break é simplesmente marcado em margens de um, para que o jogador que ganha o primeiro ponto em um tie break leve 1 a 0. Um tie break é vencido quando um jogador atinge sete pontos, mas somente se ele tiver uma vantagem de pelo menos dois pontos. Ele, portanto, não pode ser vencido por 7 a 6. O saque é alternado durante um tie break, com um jogador sacando no primeiro ponto antes que seu oponente saque duas vezes. Ambos os jogadores, então, sacam duas vezes antes de alternar.

Partida

Jogos são decididos pelo número de sets que foram conquistados. Os sets são geralmente jogados em melhor de três. Assim, quando um jogador ganha três sets, ganha a partida. Formas mais longas do esporte, como o Grand Slam do tênis masculino, que é jogado em quatro grandes eventos, é jogado em melhor de cinco sets. Em todas as formas de tênis, o set final não usa um tie break. Pelo contrário, o jogo continua até que um jogador tenha uma vantagem de dois jogos sobre o outro. No ano de 2010, este sistema de pontuação levou a um jogo marcante e histórico no Torneio de Wimbledon entre Nicolas Mahut e John Isner, onde o quinto e último set foi vencido por Isner pelo placar de 70 a 68.

Como contar pontos no tênis
A vitória de Isner sobre Mahut foi o jogo mais longo da história (Oli Scarff/Getty Images Sport/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível