Mais
×

Como costurar uma bainha invisível à mão

Atualizado em 17 abril, 2017

Costurar uma bainha que não deixe marcas no lado de fora conclui uma vestimenta de uma forma asseada. Esse acabamento pode ser difícil de se produzir em tecidos mais volumosos. Às vezes os fios da roupa podem puxar e deixar uma marca visível no lado de fora. Costurar uma faixa de organza entre a face da bainha e a roupa pode dar uma linha de bainha mais suave.

Instruções

O ponto de costura cego pode ajudar a prender uma bainha (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Preparando

  1. Prepare a largura da bainha. Por exemplo, uma saia reta pode precisar de uma bainha de até 6 cm de largura; Uma saia de viés precisa de uma bainha mais estreita, de 4 cm.

  2. Conclua a extremidade bruta no topo da bainha. Pode-se aplicar, por exemplo, tesouras de picotar para terminar a extremidade bruta de um tecido de malha.

  3. Corte uma tira de viés de seda de organza pré-encolhida com 2,5 cm a mais do que a largura da bainha. Uma faixa de viés é cortada a um angulo de 45º da textura reta do tecido. Essa tira cortada na diagonal facilita a criação de bainhas curvadas.

  4. Pregue um alfinete na extremidade longa da faixa de organza na dobra da bainha.

    Costurando à mão

  1. Passe um fio na agulha com aproximadamente 30 cm. Faça um nó em uma das pontas.

  2. Prenda o fio à parte inferior da faixa de organza. Dê pontos em zigue-zague na parte inferior da faixa para dobrar a bainha. Para fazer esse ponto, trabalhe da esquerda para a direita para criar uma formação de ziguezague. Aponte a agulha para a esquerda e insira um ponto de 6 mm no tecido. Faça um ponto de 6 mm à direita da faixa de organza. Continue a alternar pontos na bainha da faixa. Eles podem ficar a 6 mm de distância aproximadamente. Quando pararem de costurar, remova cada alfinete.

  3. Prenda a extremidade do topo da bainha à faixa de organza com um ponto corrido simples. Uma faixa de organza de 2,5 cm irá se estender como uma faixa de rede acima da extremidade do topo da bainha. Ela irá ajudar a acolchoar e apoiar a bainha.

  4. Dê um ponto em zigue-zague na extremidade do topo da organza na parte de baixo da roupa.

Dicas

  • Não puxe os fios esticados.
  • Certifique-se de remover todos os alfinetes da roupa.

O que você precisa

  • Régua
  • Organza de seda pré-encolhida
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Agulha para consturar à mão
  • Linha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article